Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dinheiro do Bolsa Família não caiu no Caixa Tem? Veja como resolver

Hoje (30) o governo está no final do calendário de pagamentos do Bolsa Família. O que fazer se o seu dinheiro não caiu no Caixa Tem?

Hoje (30), o grupo de contemplados pelo Bolsa Família com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) 0 receberam o pagamento na conta do Caixa Tem (Android, iOS). Esse é, portanto, o último dia de pagamento deste mês. 

No entanto, todos os meses algumas pessoas podem ter o benefício suspenso pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Mas afinal, por que isso acontece e como resolver o dinheiro do Bolsa Família que não caiu no Caixa Tem?

Por que algumas pessoas não receberam o Bolsa Família no Caixa Tem?

celular com o app do bolsa familia aberto e ao lado a logo do caixa tem, adicionada via edição

Todos os meses pessoas são incluídas e excluídas na lista de pagamentos do Bolsa Família. Quem segue as regras e prova isso ao governo é incluído. No mesmo sentido, quem já está recebendo mas não segue os requisitos, é excluído.

Tanto a inclusão quanto a suspensão do benefício é feita por causa dos dados presentes no Cadastro Único (CadÚnico). Através desse banco de dados nacional, o governo identifica se você segue as regras do programa. 

Portanto, se o dinheiro do Bolsa Família não caiu no Caixa Tem, uma solução é atualizar o CadÚnico no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Se os dados apontarem que você segue as regras, o benefício voltará a ser transferido para sua conta. 

Renda, saúde e educação para continuar recebendo o benefício

Há diversos requisitos que precisam ser seguidos em várias áreas. Por exemplo, na área da saúde, todos devem ser vacinados, enquanto as gestantes devem estar em um acompanhamento pré-natal. Além disso, crianças de até 7 anos devem ser levadas a um acompanhamento nutricional. 

Para renda per capita, o governo determina que seja de até R$ 218. No entanto, se alguém conseguir um emprego formal, ela pode chegar a R$ 660. Nesse caso, o grupo familiar será incluído na Regra de Proteção.

Veja também:

Starbucks fora do Brasil? Empresa recebe nova ordem de despejo

Na educação, estudantes entre 6 e 18 anos precisam ter, pelo menos, 75% de presença em suas respectivas aulas escolares. Por fim, se a criança estudante tiver até 5 anos, a frequência pode ser de até 60%.

Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital