Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dinheiro esquecido: por que mais de R$ 7,4 bilhões ainda estão disponíveis para saque?

Acesso ao dinheiro esquecido está disponível por meio do site do Banco Central há meses. Integrante da autarquia fala sobre isso. Veja!

O Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central permite que os brasileiros tenham acesso a quantias esquecidas em contas. Para saber se existe algum dinheiro disponível, basta realizar uma consulta online e usar a conta gov.br para conferir o montante em questão e como resgatar

No entanto, mesmo com o sistema liberado há meses, ainda restam mais de R$ 7,4 bilhões na plataforma, de acordo com dados da autarquia. Os valores surpreendem ainda mais, uma vez que se trata de um procedimento bastante simples e sem nenhum custo aos beneficiários.

Por que os brasileiros não sacam o dinheiro esquecido?

Dinheiro esquecido do BC
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Em live nesta semana, Maurício Moura, diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do BC, afirmou que o montante significativo ainda disponível no SVS se deve ao achismo das pessoas que acreditam que não contam com dinheiro esquecido e, por isso, não realizam a consulta. Ou, ainda, que o valor existente é muito baixo. Assim sendo, ele dá o seguinte conselho: 

“O esforço é mínimo. Basta fazer uma conta gov.br, que não servirá apenas para isso, poderá ser usada para um monte de outros serviços do governo. O processo é gratuito, é rápido. Basta acessar o site do BC […] e se tiver um valor no sistema, ele poderá ser transferido sem nenhum esforço para a conta usando o Pix”. 

Maurício Moura

Como realizar a consulta?

Para saber se você tem dinheiro esquecido para receber, o procedimento é bastante simples. Para verificar, basta acessar a página oficial do Banco Central, no Sistema Valores a Receber. Depois, basta informar o número do CPF e a data de nascimento.

Veja também: Atestmed é um novo benefício do INSS? Entenda tudo sobre a novidade

Dessa forma, a plataforma indica se o usuário tem dinheiro esquecido disponível para resgate ou não. Se tiver, é preciso fazer a solicitação. Neste ano, a autarquia liberou a consulta para pesquisar informações de pessoas falecidas.

Imagem: Leonidas Santana / shutterstock.com