Disciplina para prever e controlar gastos é o principal desafio da geração hiperconectada, aponta estudos do next
Pesquisa realizada neste primeiro semestre pelo time de antropólogos do next, banco digital do Bradesco, em parceria com a empresa Consumoteca, identificou novos hábitos e desafios que envolvem a vida financeira dos jovens. Conforme estudos do next, dos 2.225 entrevistados (faixa etária de 18 e 25 anos de idade), 87% afirmaram que já possuem algum tipo de hábito para controle financeiro; destes, 56% possuem uma planilha, online ou física, para controle de gastos e 45% fazem anotações.
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Se por um lado, a hiperconexão é o que caracteriza esse perfil de público, em seu controle de gastos ainda prevalece o modelo não automatizado, prática que requer disciplina e tempo e que não se encaixa perfeitamente na rotina frenética dos jovens. O resultado é a “mistura” do dinheiro de hoje com a reserva para o futuro. Portanto, criando ao longo do tempo desorganização financeira ou até mesmo o endividamento por falta de controle adequado.
Estudos do next identificam carência de educação financeira dos jovens
Os jovens entrevistados disseram não terem tido ensinamentos sobre gerenciamento do dinheiro durante a sua formação. Enfim, nem dos pais, e tampouco das escolas. Alegam aprender a cuidar das finanças pessoais “num jogo de acerto e erro”. Para 78% dos jovens entrevistados, o grande desafio para controlar as finanças pessoais é a falta de disciplina para prever, controlar e registrar todos os gastos. Além disso, 67% gostariam de ver seus gastos divididos por categorias. Ademais, também gostariam de gerenciar o “dinheiro do amanhã”.
Todavia, para apoiar os hiperconectados rumo à concretização de seus sonhos e objetivos, o next quer desmistificar suas receitas de organização financeira e torná-las parte do cotidiano.
“Essa prática se traduz na integração de um ecossistema de soluções que entregamos a esses clientes. Além da conta + cartão grátis, provemos uma série de soluções que permitem uma gestão financeira saudável e disciplinada”, afirma Jeferson Honorato, diretor do next.
O next oferece um ecossistema de soluções para a gestão e educação financeira para os seus clientes. Entre elas, destacam-se as seguintes soluções:
Flow:
A solução é integrada ao App do next, separa os gastos por categoria, apresenta de um jeito fácil o status da “saúde financeira” e avisa o cliente quando o consumo está fora do planejado no orçamento. Mais de 60% dos clientes next usam com frequência essa funcionalidade.
Objetivos:
O cliente define uma meta e guarda todo mês um valor. Esse dinheiro é investido em fundos de investimentos. Eles podem ser selecionados pelo cliente, que pode acompanhar diariamente a performance.
Mimos:
Uma série de descontos e vantagens são oferecidos na utilização de serviços de empresas parceiras. Por exemplo, Uber, Lady Driver, Cuponeria, McDonald’s, Cashback, Natura, Cinemark, Hotel Urbano, Outback, Livraria Cultura, entre outros. Até o momento, são mais de 300 parceiros com mais de 350 ofertas. Enfim, quem utiliza essas ofertas pode economizar, em média, R$ 250 a R$ 300 por mês. Ou seja, totalizando mais de R$ 3.000 de economia ao ano.
Websérie Feitos&Boletos:
Disponível no canal do next no Youtube, o conteúdo da websérie lançada pelo next propõe uma conversa sem tabus sobre realizações e questões da fase adulta. Mostra a conexão entre sonhos e dinheiro e os dilemas que surgem a partir dessa relação. O propósito é abordar o universo das finanças pessoais com linguagem leve e documental e apresentar questões financeiras conectadas aos momentos de vida dos jovens hipercontectados.
Saiba mais sobre o next:
O next possui o plano gratuito, o next Na Faixa. O cliente tem conta-corrente e cartão de crédito Visa Internacional grátis.
Ademais, além de diversos serviços, o cliente next pode utilizar as mais de 50 mil máquinas de Autoatendimento do Bradesco + Rede Banco24Horas. Os saques são gratuitos. Também pode acessar o App next sem consumir o pacote de dados.
Para abrir a conta, basta fazer download do aplicativo “banco next” nas lojas App Store ou Google Play e solicitar a conta. Todo o processo de abertura da conta é digital e rápido.
O next já conta com mais de 1 milhão de clientes ativos e processa mais de 1,5 milhão de transações por dia.
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