Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Distribuição de chips de internet grátis tem início anunciado; saiba quando

O Programa Internet Brasil garantirá que jovens da educação básica das redes públicas de ensino tenham acesso à internet de qualquer lugar.

Alunos de escola pública estão prestes a receber internet gratuita por meio de uma nova iniciativa do Governo Federal, o Programa Internet Brasil.

O acesso à internet de maneira gratuita ocorrerá por meio de um chip que terá uma quantidade liberada de dados. 

Conheça o Programa

O Programa Internet Brasil garantirá que jovens da educação básica das redes públicas de ensino tenham acesso à internet de qualquer lugar.

A execução do projeto ocorrerá gradualmente, sendo a primeira fase com alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e municipais por meio do Projeto Nordeste Conectado, que atenderá aos seguintes municípios: 

  • Caruaru (PE);
  • Campina Grande (PB);
  • Juazeiro (BA);
  • Mossoró (RN);
  • Petrolina (PE). 

Quando o Programa começa? 

A primeira remessa de distribuições dos chips do Programa Internet Brasil ocorrerá na semana que vem. Primeiramente, serão distribuídos 6.250 chips para aproximadamente 15 escolas de seis cidades da região Nordeste. Cerca de 10 mil estudantes terão acesso ao benefício, com alunos a partir da terceira série. 

Nesse caso, os chips contarão com um acesso à internet de banda larga móvel, além de possuírem um pacote de dados com aproximadamente 20 GB, que será renovado mensalmente. Os alunos poderão usar a internet fora da escola, já que o Programa determina que todos os lugares, seja dentro ou fora das escolas, são propícios ao aprendizado. 

A partir de uma nova ferramenta, as famílias dos estudantes também poderão ter acesso à internet gratuita para se comunicar com os professores e as escolas. Os municípios que serão beneficiados pela ação fazem parte da PoC (Prova de Conceito), um projeto-piloto do Programa, que foi criado pela RNP (Registro Nacional Profissional).

Assim que a distribuição dos chips acontecer, os alunos poderão ter acesso aos mais variados meios de aprendizado, já que eles terão acesso à internet de onde quiserem. O repasse acontecerá de forma automática, ou seja, não é necessário fazer cadastro além do CadÚnico (Cadastro Único). 

Imagem: @rawpixel.com / freepik.com