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Dívida não reconhecida na Serasa: veja o que fazer

Saiba mais informações sobre o que fazer caso o cliente encontre uma dívida não reconhecida na Serasa após consultar o CPF!

O CPF é uma das formas que os consumidores tem de saber como anda a situação de seu nome no mercado. Assim, é possível fazê-lo através de empresas que oferecem o serviço de proteção de crédito. Porém, em alguns casos, a dívida não é reconhecida pelo cliente na Serasa.

Dessa forma, para saber como proceder diante dessa situação, confira os detalhes do que fazer e as demais informações sobre o assunto a seguir!

Dívida não reconhecida na Serasa: como proceder?

Aplicativo do Serasa em aberto em smartphone
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

Se o consumidor identificar uma pendência em seu CPF que não reconhece, ele precisa imediatamente fazer um boletim de ocorrência. Isso acontece porque dívidas indevidas podem resultar de roubo de documentos, fraude ou clonagem.

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Em seguida, contate a empresa responsável pela cobrança para resolver o problema na origem. No entanto, caso haja recusa em desvincular a dívida do seu CPF, busque a assistência dos órgãos de defesa do consumidor.

Após a resolução com a empresa credora, ela deve enviar o comando de exclusão da dívida em até 5 dias úteis. Se isso não ocorrer, deve-se formalizar o pedido de exclusão enviando à Serasa as seguintes informações:

  • Cópia autenticada do RG e do CPF;
  • Cópia do boletim de ocorrência assinado por delegado ou investigador;
  • Declaração escrita de próprio punho, contendo nome, endereço, telefone e número de CPF, solicitando a exclusão da anotação.

Onde fazer uma consulta simples pelo CPF?

Para conferir se há alguma dívida pendente no CPF, especialmente uma não reconhecida na Serasa, é possível fazê-lo de forma online.

Assim, os consumidores podem acessar o site da empresa de proteção de dívidas através deste link. Ainda, se preferirem utilizar o celular para esse fim, a Serasa disponibiliza de um aplicativo com os seus serviços, entre eles a consulta de pendências no CPF (Android, iOS).

Em ambos os casos, os clientes novos devem fazer o cadastro se não possuem uma conta. Ainda, o serviço é totalmente gratuito. Portanto, a consulta é importante para saber se há pendências no CPF e se o cliente as reconhecem na Serasa.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com