Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Doenças que mais afastaram os trabalhadores do trabalho este ano pelo INSS; veja a lista

Quase metade dos benefícios concedidos em 2023 são por incapacidade temporåria. Saiba quais são as doenças mais comuns

Raquel MorettoPor Raquel Moretto⏱ 3 min de leitura
Profissional da saĂșde segurando dispositivo e logo da PrevidĂȘncia Social para pessoas com doenças autoimunes terem inss

No primeiro semestre deste ano, quase metade dos benefĂ­cios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) destinou-se a auxĂ­lios por incapacidade temporĂĄria. Entre janeiro e junho de 2023, foram concedidos 1.108.073 benefĂ­cios, majoritariamente devido a condiçÔes como tumores e problemas Ăłsseos. De acordo com o MinistĂ©rio da PrevidĂȘncia Social, o total foi de R$ 1,9 bilhĂŁo.

Os valores incluem tanto o auxílio-doença previdenciårio, concedido quando o segurado adquire uma doença sem relação com seu trabalho, como também o auxílio-doença acidentårio, destinado àqueles que sofreram um acidente de trabalho ou foram acometidos por doença ocupacional. Mas quais foram as doenças que mais deram acesso ao benefício? Veja a seguir.

Quais sĂŁo as principais enfermidades que afastam os trabalhadores?

Os dados do INSS de julho ainda nĂŁo estĂŁo disponĂ­veis, entretanto, o MinistĂ©rio da PrevidĂȘncia Social (MPS) informa que a doença que mais afastou os trabalhadores de suas funçÔes atĂ© o mĂȘs passado foi o mioma, um tipo de tumor benigno no Ăștero que atinge principalmente as mulheres na fase reprodutiva.

De acordo com o MinistĂ©rio da SaĂșde, a causa para o surgimento do mioma Ă© desconhecida, porĂ©m, seu crescimento ocorre pela influĂȘncia de fatores hormonais. O tratamento pode variar desde o uso de medicamentos atĂ© procedimentos cirĂșrgicos, podendo em alguns casos resultar na remoção do Ăștero.

Além do mioma, que ficou em primeiro lugar, confira a lista das doenças mais comuns:

  1. Mioma no Ăștero;
  2. Transtornos de discos lombares e de outros discos intervertebrais com radiculopatia;
  3. Dor lombar baixa (lombalgia);
  4. Fratura da extremidade distal do rĂĄdio (fratura do punho);
  5. Outros transtornos de discos intervertebrais;
  6. SĂ­ndrome do manguito rotador (tendinite no ombro);
  7. ColelitĂ­ase (cĂĄlculos na vesĂ­cula);
  8. Hérnia inguinal (na virilha);
  9. LesÔes no ombro;
  10. Transtornos internos dos joelhos.

Qual a relação dessas doenças com o trabalho exercido?

Ronaldo Vinagre, conselheiro responsĂĄvel pela CĂąmara TĂ©cnica de Medicina do Trabalho e SaĂșde do Trabalhador do Conselho Regional de Medicina do Rio (Cremerj), explica que o alto nĂșmero de afastamentos por conta do mioma estĂĄ relacionado com a severidade dos sintomas.

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Vinagre também destaca que sete das dez doenças que mais afastaram trabalhadores de janeiro a julho são problemas ósseos e de coluna, que podem ser ocupacionais, dependendo da profissão. Entre eles, os transtornos dos discos lombares, decorrentes principalmente de hérnias de disco ou compressÔes da medula, afastaram 21,3 mil segurados.

Veja também: Desconto na conta de luz pode chegar a 100%, mas muitos não sabem

Imagem: Guschenkova / shutterstock.com – Edição: Seu CrĂ©dito Digital

Pode ser do seu interesse:

Topicos relacionados