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Mesmo após falir duas vezes, empreendedor fatura R$ 2,5 milhões com franquia de lavagem de carros

Dono da DryJet, rede de franquias voltada para lavagem de carros que faturou R$ 2,5 milhões em 2021, Alexandre Valença passou por altos e baixos até se consolidar no mercado.

Com o sonho de ter uma franquia em 2007, Alexandre conseguiu R$ 30 mil ao abrir uma conta em um banco, com carência de 1 ano para início dos pagamentos, e também obteve ajuda do pai de sua ex-namorada, recebendo R$ 15 mil emprestados. Com estes valores, Alexandre comprou um lava-jato localizado em um shopping da região.

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Em 2009, Valença já tinha conseguido pagar o ex-sogro e começado a quitar sua dívida com o banco. O negócio com a lava-jato estava progredindo, mas após receber uma notificação do shopping, a empresa teve que sair do local em até 30 dias. Com isso, teve sua primeira falência, aos 25 anos de idade.

Buscando outros meios para reerguer o negócio, Alexandre percebeu que uma das coisas que começavam a ganhar forma no mercado era a tendência de sustentabilidade. Com isso, desenvolveu o sistema de lavagem ecológica, com limpeza a seco e enceramento. Ainda em 2009, abriu a primeira unidade no estacionamento de um hipermercado, com apoio financeiro da família e por meio de uma sociedade com um amigo.

DryJet – Franquia para Lavagem de carros

Aproximadamente dois anos depois, a sociedade optou por franquear o negócio. Chegou a dez unidades, mas não conseguiu se manter e a sociedade se desfez em 2016. Com a crise econômica, Alexandre teve que dispensar funcionários e fechar praticamente metade das lojas, chegando a sua segunda falência.

Em 2018, a DryJet tinha ainda cerca de cinco unidades ativas e com novas tentativas para se reerguer,  foi criado um sistema de delivery. Neste modelo, o franqueado se dirige até o cliente apenas com uma mala e executa os serviços automotivos. Em 2019, Segundo Valença, a marca conseguiu fechar nove contratos de franquia em um período de 45 dias.

Como a pandemia mudou o empreendimento?

Com a pandemia de COVID-19, alguns processos foram revisados e Alexandre precisou ajudar os franqueados a se reerguerem. De acordo com Alexandre, a necessidade de se manter os ambientes higienizados com frequência acabou impulsionando o negócio.

O sistema de microfranquia delivery colaborou para a manutenção da marca. Em 2021, a DryJet fechou com 36 unidades ativas e faturamento de R$2,5 milhões. A meta para 2022 é alcançar 60 franquias e faturar R$ 5 milhões.

Como investir na DryJet?

O investimento inicial para uma franquia da DryJet ocorre de duas formas; veja:

  • Investimento em loja: A partir de R$ 45 mil; 
  • Investimento em delivery: A partir de R$ 19 mil; 
  • Nas duas formas, os valores incluem equipamentos, taxa de franquia e todos os investimentos iniciais para adaptação da loja física. 

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Imagem: reprodução / Youtube