Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É MEI? Então precisa conhecer estes 6 benefícios do INSS!

Saiba quais são os direitos previdenciários garantidos para o MEI ao contribuir regularmente para o INSS e entenda como funcionam!

Quando você se torna um Microempreendedor Individual (MEI), passa a ter acesso aos benefícios previdenciários oferecidos pelo INSS, com alíquotas reduzidas de contribuição mensal.

No entanto, muitos MEIs desconhecem quais são esses benefícios e como podem ser úteis em sua vida financeira. Descubra abaixo os principais direitos previdenciários de todo MEI.

Valores do MEI em 2024

Um celular mostra na tela 'INSS', um cofre de porquinho rosa está ao lado e cédulas de 50 e 100 reais em baixo.
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Com o aumento do salário mínimo dos brasileiros, a contribuição previdenciária dos MEIs também passou por ajuste.

Agora, o valor mensal é de R$ 70,60 para a maioria dos microempreendedores individuais, enquanto os MEIs caminhoneiros devem pagar R$ 169,44 ao mês.

Direitos previdenciários de todo MEI

1. Aposentadoria por Idade

Contribuindo corretamente com o DAS, o MEI tem direito à aposentadoria por idade. Mulheres precisam ter 62 anos de idade e 15 anos de contribuição. Já os homens precisam ter 65 anos de idade e 15 anos de contribuição, exceto aqueles que se filiaram após 13/11/2019. Estes necessitarão de 20 anos de contribuição.

2. Aposentadoria por Invalidez

O MEI também tem direito à aposentadoria por invalidez, desde que cumpra os requisitos. A saber, eles incluem ter qualidade de segurado, carência de 12 meses de contribuição e estar incapacitado total e permanentemente para o trabalho.

3. Auxílio-Doença

Em caso de incapacidade temporária para o trabalho, o MEI pode solicitar o auxílio-doença, desde que tenha qualidade de segurado, carência de 12 meses de contribuição e esteja incapacitado para o trabalho.

4. Salário Maternidade

Mulheres empreendedoras também têm direito ao salário maternidade. Para isso, devem ter pelo menos 10 meses de contribuição e qualidade de segurada, ou seja, por meio de contribuições mensais ao INSS.

5. Auxílio Reclusão

Destinado aos dependentes do MEI que foi preso, o auxílio reclusão requer carência de 24 meses de contribuição, qualidade de segurado e a comprovação do recolhimento do segurado à prisão em regime fechado.

Veja também:

Quem tem câncer tem direito a desconto em dívidas?

6. Pensão por Morte

Os dependentes do segurado falecido têm direito à pensão por morte, mediante o cumprimento de critérios como qualidade de segurado, existência de dependentes habilitados e comprovação do óbito após determinado período de contribuição e casamento ou união estável.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com