Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É o fim do DOC e TED? Vem aí os pagamentos instantâneos

Muito recentemente, o Banco Central do Brasil anunciou a sua participação no sistema de pagamentos instantâneos. Com isso, a entidade ficará responsável pela base de dados e a administração do novo sistema que funcionará como alternativa às transferências bancárias convencionais, como o DOC e a TED. Nesta semana, o Banco Central anunciou que será responsável por desenvolver a base de dados e a administração do sistema.

É provável que você também goste:

Governo quer encaminhar PEC para acabar com estabilidade de servidores públicos.

3 melhores contas digitais para você abrir e esquecer os bancos tradicionais.

Mensagem com Turma da Mônica pede que crianças enviem dados do cartão de crédito das mães?

É o fim do DOC e TED? Vem aí os pagamentos instantâneos

Como vai funcionar

O sistema de pagamentos instantâneos vai acelerar as transações, que devem ser realizadas em apenas alguns segundos. Cabe ressaltar que essa medida é uma alternativa para dar continuidade à definição de seus modelos de negócios para o pagamento instantâneo pelos bancos e fintechs.

A plataforma ficará disponível 24h e ao longo de todos os dias da semana. Portanto, ocorrerá a substituição das transações com dinheiro em espécie ou através de transferências bancárias. Hoje temos duas modalidades em funcionamento:

  • TED – Transferência Eletrônica Disponível
  • DOC – Documento de Ordem de Crédito)

Atualmente, os pagamentos através de transferência podem ser feitos exclusivamente à partir de canais bancários. As TEDs são creditadas no mesmo dia, caso a operação seja feita em dias úteis, e entre o horário de 6h30 às 17h. Ademais, os custos por transferência normalmente são incluídos no pacote de serviços, e com os pagamentos instantâneos deixarão de existir nos mesmos patamares.

Sistema de pagamentos instantâneos vai revolucionar pagamentos móveis

Consequentemente, teremos uma substancial redução de custos tanto para as pessoas que transferem seus recursos, quanto para empresas que os recebem. Todos os estabelecimentos poderão ter apenas um código único de identificação. Ou seja, através da leitura pelo Smartphone, o dinheiro será transferido de maneira instantânea.

“O Banco Central vem atuando na liderança desse processo, com o objetivo de criar, de uma perspectiva neutra em relação a modelos de negócio ou participantes de mercado específicos, as condições necessárias para o desenvolvimento de um sistema de pagamentos instantâneos eficiente, competitivo, seguro, inclusivo e que acomode todos os casos de usos”, disse a instituição, através de nota sobre o sistema de pagamentos instantâneos.

Por fim, de acordo com o Banco Central do Brasil, o procedimento deverá ser o mais simplificado possível, muito semelhante ao ato de selecionar uma pessoa em uma lista de contatos do Smartphone. Dessa forma, será dispensável preencher informações de rotina, como o número do banco, código da agência, da conta, e o número do CPF ou CNPJ, por exemplo.

A previsão é que o sistema de pagamentos instantâneos esteja em pleno funcionamento até o final de 2020.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.