Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É possível cancelar multa de rodízio ligando para o 156?

Criado em 1996, o rodízio de carros de São Paulo é uma forma de amenizar os grandes congestionamentos da cidade em horário de pico. Além disso, a medida busca reduzir a emissão de poluentes na metrópole e até mesmo diminuir acidentes. Nos finais de semana e nos feriados, o trânsito é liberado e não há restrições.

Durante a semana, a circulação em certos locais é restringida de 7h até as 10h e das 17h às 20h para determinados números finais de placa de carros.

É provável que você também goste:

Pague multas, impostos e taxas com cartão de crédito e Pix pelo PagTesouro

Como pagar o IPVA pelo Itaú em 2022?

IPVA 2022: veja como pagar pelo Bradesco

A multa de rodízio funciona da seguinte forma: o motorista que não respeita a lei e dirige num horário e local que não é permitido pela lei recebe uma infração média. Além de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação, quem foi multado pode pagar em torno de R$ 130,16.

Quem monitora essa regra no trânsito são os agentes e os mecanismos de fiscalização eletrônica que estão instalados nas estradas do minianel viário. 

Mas, afinal, é possível anular uma multa de rodízio ao ligar para o canal de atendimento da Prefeitura de São Paulo (156)?

Cancelar multa de rodízio é um mito 

Não é possível ligar para o 156 para anular multa de rodízio

Isso é uma fake news que tem se propagado há um tempo, em que dizia que, se você ficar congestionado em uma região de rodízio em São Paulo, era só ligar para o 156, informar seus dados pessoais, a placa do carro e o lugar onde está que você receberia um número de protocolo.

De acordo com o UOL, a notícia falsa dizia que caso você estivesse preso em um trânsito intenso e tivesse certeza de que não sairia do congestionamento a tempo de evitar o tempo do rodízio da sua placa, era só ligar para 156. Assim, a informação falsa afirmava que caso você fosse multado, era só falar o número do protocolo da ligação. 

Porém, em entrevista para o UOL, o CET declarou que esse anúncio virtual é falso, além de não ter nenhum fundamento legal. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Alf Ribeiro / Shutterstock.com