Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É possível conseguir aumento nos pagamentos do INSS?

Saiba mais informações sobre as possibilidades de conseguir aumento nos pagamentos dos benefícios do INSS por aqui!

Diante das constantes evoluções nas leis previdenciárias, muitos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem estar com direito a receber pagamentos superiores àqueles que recebem atualmente.

Dessa forma, é possível que os segurados possam pedir revisão dos benefícios a fim de realizar ajuste que condiz com o que esse público pode receber. Continue a leitura!

Revisão do benefício pode garantir aumento no pagamento do INSS

Notas de dinheiro com um cofrinho e o aplicativo do INSS aberto em um celular
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Devido às complexidades das leis previdenciárias e às variáveis interpretações das normas, muitos beneficiários encontram-se diante da possibilidade de revisar os valores pagos pelo órgão previdenciário.

Dessa forma, podem existir divergências relacionadas a remunerações por ações trabalhistas, vínculos empregatícios ignorados e períodos de trabalho rural não reconhecidos que justificam esse direito.

Veja também:

Recurso secreto do Nubank libera saldo na conta em 3 dias

Ademais, para iniciar o processo de revisão é contatar a central de atendimento da Previdência pelo número 135 e agendar a entrega da documentação necessária. Assim, o procedimento geralmente tem a sua conclusão em um intervalo de 4 a 5 meses. Há também a exigência da apresentação de documentos como a carteira de trabalho e uma carta explicando os motivos para essa revisão.

Quais as situações que permitem a revisão?

Não existe uma regra única para todos os casos, uma vez que cada situação possui suas particularidades. No entanto, alguns cenários são bastante comuns, como:

  • Ganhos provenientes de ações trabalhistas;
  • A contabilização de períodos de trabalho rural;
  • O reconhecimento de tempo de trabalho como servidor público;
  • Revisão de pagamento retroativo de contribuições;
  • A inclusão de tempo de serviço em condições insalubres;
  • Diferenças salariais relacionadas ao auxílio-doença;
  • Questionamentos sobre o cálculo do benefício previdenciário.

Estas são algumas das circunstâncias que podem levar à revisão dos pagamentos dos benefícios do INSS. O mais importante é estar atento aos seus direitos para não receber menos do que o devido por lei.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com