Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É possível receber mais de um benefício do INSS?

INSS: beneficiários podem receber mais de um benefício? Confira as regras de acumular benefícios e auxílios, e se isso é possível

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O INSS concede a seus segurados diferentes benefícios, desde que cumpram os requisitos estipulados pela lei. Porém, é possível que uma só pessoa receba mais do que um benefício do Instituto?

A resposta é que sim, existem benefícios que você não pode receber de forma simultânea, sendo autorizado por lei. Então, para entender melhor as regras e saber como isso funciona, confira mais a seguir!

INSS: beneficiários podem receber mais de um benefício?

Dessa forma, segundo o INSS, existem alguns benefícios que não podem ser acumulados. Por exemplo, a aposentadoria com auxílio-doença ou auxílio acidente, BPC Loas ou com outra modalidade de aposentadoria do INSS. Também não é possível acumular auxílio-doença com aposentadoria, outro auxílio-doença, com salário maternidade e BPC Loas.

Já no caso do auxílio acidente, você não pode acumular o valor com aposentadoria, auxílio-doença, outro auxílio-acidente, auxílio-reclusão e BPC Loas. A pensão por morte não pode ser acumulada com outra pensão por morte, com auxílio-reclusão ou BPC Loas. Quanto ao auxílio-reclusão, você não pode recebê-lo e também receber aposentadoria, auxílio-doença, abono de permanência de serviço, salário maternidade e BPC Loas.

Quanto a outro tipo de situação, que não citamos acima, você pode sim acumular benefícios do INSS. Por exemplo: é possível acumular aposentadoria com pensão com morte, ou salário-maternidade com auxílio-acidente. Assim, se o seu caso não se enquadrar nas proibições de acumulação de benefícios, é possível sim receber dois pagamentos.

No caso da aposentadoria, por exemplo, você pode receber dois tipos, desde que sejam de regimes diferentes. Em caso de dúvidas, consulte o INSS ou um advogado.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress/shutterstock.com