Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É possível sacar o FGTS estando no exterior?

Descubra agora mesmo se é possível sacar o seu saldo do FGTS estando no exterior. Saiba o que fazer nessa situação!

É possível sacar o FGTS estando no exterior? O FGTS, destinado a auxiliar trabalhadores brasileiros, oferece a oportunidade de resgate para aqueles que vivem fora do país, sob certas condições. A Caixa Econômica Federal simplifica esse procedimento, permitindo o saque dos fundos sem a obrigatoriedade do titular da conta retornar ao Brasil.

Essa medida visa garantir a acessibilidade aos recursos do FGTS, mesmo para aqueles que residem no exterior, mediante o atendimento a requisitos específicos estabelecidos pela instituição financeira. Sendo assim, saiba mais sobre esses requisitos específicos no decorrer do texto!

Requisitos para sacar FGTS no exterior

Os requisitos para sacar o FGTS no exterior incluem:

  • Demissão pelo empregador sem justa causa;
  • Término normal do contrato de trabalho;
  • Aposentadoria concedida pela Previdência Social;
  • Permanência do trabalhador por três anos consecutivos fora do regime do FGTS.
Cofre de porquinho, calculadora, caneta e celular com logo do FGTS
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

A Caixa também permite o saque em casos de rescisão por acordo, se o titular de conta vinculada tem idade igual ou maior que 70 anos, e saque imediato de acordo com a MP 889/2019. A Instituição fornece um processo simplificado para todos trabalhadores que desejam sacar o seu FGTS. 

Veja também:

Quais são os benefícios do cartão de crédito Casa & Video? Confira antes de solicitar

Para isso, eles devem obter o formulário Solicitação de Saque FGTS através do site da Caixa, preenchê-lo corretamente, depois levá-lo a um consulado brasileiro.

Solicitação do Saque

Então, para realizar o saque é necessário:

Caso o titular não possua conta própria para sacar FGTS no exterior, é viável indicar a conta de um indivíduo confiável para receber os valores. Essa flexibilidade visa garantir que os fundos sejam acessíveis, mesmo em situações em que o beneficiário não tenha uma conta bancária nacional.

A liberação dos fundos ocorre dentro de até 15 dias úteis após a entrega da documentação. Isso, desde que seja certificado que o requerente atendeu às condições necessárias para movimentar a conta vinculada ao FGTS. Siga todo o passo a passo e evite complicações!

imagem: Antonio Salaverry / Shutterstock.com