Aqui no Brasil, os cartões Contactless ainda são pouco ofertados aos clientes. Este tipo de cartão começou a ser oferecido normalmente para clientes de alto poder aquisitivo, e detentores dos cartões MasterCard Black e Visa Infinite. As primeiras instituições a liberarem o Contactless foi o Banco Original e o Bradesco. Todavia, o Nubank, alguns meses atrás liberou o seu cartão Contactless, que inclusive libera compras sem senha para transações de até R$ 50. E o cartão é realmente incrível, basta você passar nas maquininhas compatíveis com a tecnologia e nem precisa digitar a senha para compras até R$ 50. Entretanto, um dia desses eu assisti um vídeo no YouTube que me deixou um pouco preocupado. E agora, será que é seguro usar o cartão Nubank Contactless? Tire as suas dúvidas aqui neste post.

Leia agora:

Nubank começa a liberar a opção bloqueio do contactless no aplicativo

C6 Bank, Neon e Nubank têm cartão contactless para débito e crédito

O que é um cartão Contactless?

Primeiramente, os cartões contactless possuem tecnologia de leitura por aproximação. Ou seja, estes cartões permitem fazer pagamentos sem a necessidade de digitar a senha para valores menores. Para isso, basta aproximar o cartão (a menos de 4 centímetros de distância) de um terminal de pagamento automático preparado para receber pagamentos contactless.

Existem cartões de débito, cartões de crédito e cartões pré-pagos com a tecnologia contactless. Ademais, esta tecnologia também pode ser disponibilizada através do Smartphone, relógios ou pulseiras que usuário pode utilizar para pagamento nos terminais.

Os cartões com tecnologia contactless são identificados com o seguinte símbolo:

O Nubank já explicou tudo sobre o Contactless neste vídeo aqui:

Afinal, é seguro usar o cartão Nubank Contactless?

Um canal do YouTube fez um teste para verificar a segurança do cartão e realmente fiquei preocupado com isso. O canal Rádio Clube Net aproximou uma maquininha do PagSeguro moderninha de uma carteira com o cartão Nubank Contactless dentro.

O cartão estava junto a vários outros cartões, e o teste foi feito somente com a carteira e depois dentro do bolso de um rapaz. A leitura foi feita sem dificuldades em ambos os casos. Confira o vídeo logo a seguir.

Obviamente, que se você for um usuário do Nubank, saberá automaticamente que foi realizada uma transação através da notificação push no aplicativo. Porém, nada impede que sejam feitas algumas transações até que você perceba o que está acontecendo. Especialmente se você estiver muito ocupado naquele momento, como no carnaval ou na balada, por exemplo.

E olha que este golpe é antigo. Entretanto, como aqui no Brasil, a tecnologia Contactless ainda não é popular, não temos relatos de ocorrências, mesmo que seja possível. No site PPLWARE SAPO, de Portugal, uma publicação de 2016, já mostra um caso que aconteceu no Reino Unido.

Reclamações de clientes da tecnologia Contactless

No site Reclame Aqui, alguns clientes têm feitos reclamações sobre o serviço, e na maioria das vezes solicitando para desabilitar a tecnologia a pedido. Até este momento, ainda não existe essa possibilidade. Você pode conferir uma das reclamações aqui neste link.

O que fazer se você não se sente seguro?

1) De acordo com a própria resposta do Nubank ao cliente lá na reclamação, existe a possibilidade de manter o cartão sempre bloqueado no aplicativo quando o cliente não estiver com ele, liberando normalmente quando precisar.

2) No post do PPLWARE SAPO (mencionado anteriormente), consta um método para desabilitar a funcionalidade efetuando um corte no cartão. Atenção: se quiser seguir, faça por sua conta e risco.

3) Uma outra alternativa é comprar uma carteira especial com bloqueio de RFID, que é bastante eficaz em conter a leitura do seu cartão.

Considerações finais

Por fim, não há motivos para pânico. Ainda não existem relatos aqui no Brasil de roubos no cartão Nubank Contactless. Todavia, o risco realmente existe. Portanto, se você quiser realmente se precaver, eu recomendo que você compre uma carteira RFID ou mantenha o seu cartão permanentemente bloqueado através do aplicativo. Aliás, quando você faz o bloqueio do cartão, é importante deixar claro que tanto a função crédito quanto a função débito ficam bloqueadas no seu cartão.

Ah, não esqueça! Se você gostou deste artigo, não esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais e deixar um comentário logo abaixo. Especialmente se tiver algo mais a acrescentar. Até mais!

Leia agora:

Nubank esclarece a questão dos cancelamentos de contas

ZenCard vale a pena? Saiba mais sobre o cartão sem consulta ao SPC/Serasa