É verdade que o Bolsa Família vai acabar no governo Bolsonaro?

Recentemente surgiram boatos a respeito do Bolsa Família, como a questão de um suposto cartão de crédito e até de um salário mínimo aos beneficiários. Todavia, outro assunto que vem sendo bastante debatido nas redes sociais é que o programa Bolsa Família vai acabar no governo Bolsonaro. Será que isso é verdade? Tire todas as suas dúvidas aqui neste artigo.

É verdade que o programa Bolsa Família vai acabar no governo Bolsonaro?

O que é o Programa Bolsa Família?

Primeiramente, o Programa Bolsa Família é um programa de transferência de renda do Governo Federal. O Programa foi instituído no Governo Lula, mas na verdade consiste na unificação dos seguintes programas anteriores de transferência de renda:

  • Programa Nacional de Renda Mínima vinculada à Educação – Bolsa Escola (Lei nº 10.219, de 11 de abril de 2001 – Governo Fernando Henrique Cardoso)
  • Cadastramento Único do Governo Federal (Decreto nº 3.877, de 24 de julho de 2001 – Governo Fernando Henrique Cardoso)
  • Programa Nacional de Renda Mínima vinculada à Saúde – Bolsa Alimentação (Medida Provisória nº 2.206-1, de 6 de setembro de 2001 – Governo Fernando Henrique Cardoso)
  • Programa Auxílio-Gás (Decreto nº 4.102, de 24 de janeiro de 2002 – Governo Fernando Henrique Cardoso)
  • Programa Nacional de Acesso à Alimentação – Fome Zero (Lei nº 10.689, de 13 de junho de 2003 – Governo Lula)

Há exatos seis anos atrás, teve um grande boato que o Programa Bolsa Família seria extinto. O fato ocorreu exatamente no dia 18 de maio de 2013. Ademais, o boato levou beneficiários às pressas para tentar sacar os benefícios.

É verdade que o programa Bolsa Família vai acabar no governo Bolsonaro?

Uma das maiores polêmicas que crescem em torno do atual presidente da república, Jair Messias Bolsonaro, é que ele iria dar um fim ao programa Bolsa Família. Isso porque ele nas mais de três décadas como deputado, sempre foi contra a maior parte dos programas assistenciais em geral.

Contudo, em recentes declarações, o presidente Jair Bolsonaro deixou claro que não pretende acabar com o Bolsa Família. Enfim, ele ainda pretende melhorá-lo, para que ele beneficie realmente quem merece receber o auxílio do governo. Portanto, é boato! O Programa Bolsa Família não vai acabar com o novo governo.

Inclusive, este ano os beneficiários terão direito ao 13º do Bolsa Família. Atualmente, são aproximadamente 13,9 milhões de famílias beneficiadas pelo programa. Como em 2019, não houve reajuste do benefício, este ano a incorporação do décimo terceiro vai corresponder a um aumento de 8,33%.

Enfim, gostou da notícia?

Então, siga Seu Crédito Digital no Google News. Receba em primeira mão notícias sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos e empréstimos. E, principalmente, tudo relacionado ao universo das fintechs.

Sobre o autor Ver Posts Author website

EDUARDO MENDES

Sou um entusiasta da tecnologia, que também aprecia inovação, empreendedorismo, além de Fintechs e as suas facilidades.
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e fundador dos sites Optclean Tecnologia, Conexão Estudante e Seu Crédito Digital.

Comentários no Facebook