Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Economia de energia: Dicas importantes para reduzir os gastos na conta de luz

Energia está muito mais cara por conta da crise hídrica

Se já não bastasse o desemprego e a piora da economia, a crise híbrida aumentou consideravelmente o preço da conta de luz, situação que obriga milhões de brasileiros a buscarem formas de economizar água e gastar menos energia.  Hoje, já está em vigor a taxa escassez hídrica, no valor extra de R$ 14,20 pelo consumo de 100 kWh.

Com as hidrelétricas operando com a capacidade reduzida, o governo tem que gerar energia com outras alternativas mais caras e que possuem um impacto ambiental maior. João Carlos Souza, especialista da Schneider Eletric, trouxe dicas importantes de como economizar energia e reduzir o impacto ambiental e no seu bolso.

Automatize a sua casa

A automação das residências não é algo de outro mundo e futurista. Já é possível comprar equipamentos eletrônicos, como sensores de presença, que ajudam a economizar bastante na conta de luz. As áreas com pouca passagem de pessoas ou com permanecia curta de tempo, só terão as as luzes ligadas enquanto tiver alguém no ambiente. Assim que o ambiente ficar sem ninguém, as luzes se apagarão automaticamente.

Utilize a luz natural 

Pra que luz acessa durante o dia se a luz natural é mais que capaz de iluminar o ambiente? Com a conta de luz tão cara, é importante iluminar o ambiente com luz natural. Pinte a casa com cores claras, compre telhas translucidas e, se possível, mantenha as cortinas abertas.

Busque economizar com eletrodomésticos

Ao ficar abrindo a geladeira a todo o momento, o equipamento precisa trabalhar mais para manter a temperatura, aumentando o gasto de energia. Na hora de lavar roupas, espere acumular uma quantidade próxima a capacidade máxima da máquina para um melhor aproveitamento da água e energia.

Não deixe os equipamentos eletrônicos em Standby 

Caso não esteja usando o equipamento no momento, não deixe ele na tomada. O chuveiro elétrico tem que ser usado de acordo com a estação do ano. Pesquisas mostram que um equipamento em standby pode está gastando mais energia do que ele gasta em uso.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Maxx-Studio / shutterstock.com