Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Em quais situações vale a pena pagar uma dívida caducada?

Saiba mais informações sobre o que é uma dívida caducada e descubra quais são as vantagens e desvantagens em quitá-las!

Uma dúvida frequente entre muitas pessoas em busca de sair das dívidas é: vale a pena pagar uma dívida caducada? Trata-se, portanto, dos débitos que já têm mais de cinco anos do prazo para serem cobrados judicialmente. 

Dessa forma, saiba mais informações sobre essa situação e qual é a melhor escolha a se fazer em relação a isso, já que a resposta depende de vários fatores. Continue a leitura!

O que significa ter uma dívida caducada?

Quando falamos em dívida caducada, estamos nos referindo à dívida que já ultrapassou o prazo de cinco anos para ser cobrada na justiça. Nesse caso, o credor não pode mais entrar com uma ação judicial ou procedimentos de penhora de bens ou bloqueio de contas do devedor para exigir o pagamento.

Contudo, essa situação não significa que a dívida deixa de existir. O credor ainda pode tentar receber o valor de maneira amigável, por meio de negociações.

Quais as vantagens e desvantagens de pagar uma dívida desse tipo?

Mão segurando dívida enquanto disca em calculadora em cima da mesa onde também tem um laptop.
Imagem: fizkes / Shutterstock.com

A decisão de pagar ou não uma dívida caducada tem prós e contras. Entre as vantagens de saldar o débito, pode-se destacar a limpeza do nome no mercado. Logo, isso pode facilitar o acesso a financiamentos, cartões e empréstimos no futuro.

Além disso, ao pagar a dívida, o consumidor pode evitar possíveis constrangimentos com cobranças insistentes, sentir-se aliviado por cumprir com sua obrigação e até aproveitar possíveis ofertas de negociação do credor.

Ademais, outro ponto a considerar é que, ao pagar uma dívida caducada, o consumidor abre mão de investir ou poupar esse dinheiro para outros objetivos. E ainda corre o risco de cair em um ciclo de endividamento se não houver um controle efetivo das suas finanças.

Afinal, vale a pena pagar esse débito?

A escolha de pagar ou não uma dívida antiga depende mais da situação financeira do que de considerações éticas. Por exemplo, se você tem uma reserva de emergência e um planejamento financeiro sólido, pode ser uma boa ideia limpar seu nome para aumentar seu score de crédito.

Veja também:

Quais são os documentos obrigatórios na solicitação da pensão por morte?

Por outro lado, se a pessoa com a dívida caducada tende a gastar mais do que ganha e não tem controle financeiro, talvez seja melhor focar primeiro em mudar seus hábitos financeiros.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com