Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Emissão da nova Carteira de Identidade passa a ser obrigatória; entenda

Saiba mais sobre as particularidades da nova carteira de identidade, como você faz para solicitá-la e qual o prazo máximo para obtenção!

O prazo para a emissão do novo RG nos estados brasileiros encerrou na última quinta-feira (11). Com isso, já começou a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em 17 estados e no Distrito Federal, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação.

Até o momento, o órgão registrou a emissão de aproximadamente 3 milhões de documentos. Uma das novidades mais relevantes da nova carteira de identidade é a adoção do CPF como único número de identificação. Esta iniciativa tem o propósito de reduzir a ocorrência de crimes, como fraudes e golpes. 

Saiba mais sobre a nova carteira de identidade

Nova carteira de identidade (CIN) num fundo azul com mapa do Brasil.
Imagem: Divulgação / Governo Federal

A nova CIN também terá um QR Code para confirmação da autenticidade do documento. Esta tecnologia possibilitará reconhecer caso haja roubo ou furto do documento. Pensando na inclusão social, a nova carteira de identidade também não terá a indicação de sexo nem o ‘’nome social’’.

Além disso, o documento contará com uma versão digital contendo outros documentos, como a CNH, título de eleitor, certificado militar e carteira profissional. A solicitação da nova CIN deve ser feita nos institutos de identificação estaduais, que normalmente estão associados à Polícia Civil ou ao Detran.

Uma vez com o novo documento em mãos, o cidadão poderá acessar o aplicativo do gov.br e solicitar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional em formato digital. O processo é semelhante ao utilizado na emissão da CNH digital.

Tempo para emissão da nova CIN

É importante tranquilizar a população e informar que todos os serviços continuarão aceitando a identidade atual, até a emissão do novo documento. A nova carteira de identidade é obrigatória, mas sua emissão ficará dispnível até fevereiro de 2033, o que oferece um prazo confortável de praticamente uma década.

Veja também:

Publicado edital de concurso com 60 vagas e salários de R$ 20,9 mil; veja como se inscrever

A primeira via do novo documento será gratuita, assim como suas renovações. Em contrapartida, para solicitar a segunda via, haverá uma taxa a ser paga, cujo valor será definido pelo respectivo estado. Para obter a primeira via da nova CIN, só será necessário apresentar a certidão de nascimento ou de casamento. Já a validade do novo documento será conforme a faixa etária:

  • 0 a 12 anos incompletos: 5 anos de validade,
  • 12 a 60 anos incompletos: 10 anos de validade,
  • Acima de 60 anos: validade indeterminada.

Imagem: Divulgação / Governo Federal