Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

RG Digital: confira como solicitar a carteira de identidade online

Descubra como emitir seu RG Digital, uma maneira moderna e prática de portar sua identidade. Simplifique a vida com essa inovação!

Nos últimos anos, o governo brasileiro tem implementado uma série de inovações digitais na prestação de serviços públicos. Sendo assim, um dos destaques desta modernização é o RG digital, versão on-line do tradicional documento de identidade.

Desse modo, o RG digital é uma opção digitalizada do tradicional Registro Geral, acessível por meio do site do Governo Federal, gov.br, ou pelo aplicativo oficial. Logo, o novo formato permite que os cidadãos acessem e comprovem sua identidade sem a necessidade de ter o documento físico em mãos. Portanto, confira como solicitar o seu RG digital.

Como emitir RG digital

Pessoa segurando o RG (Registro Geral) que acabou de ser emitido.
Imagem: Lucas Alesso / shutterstock.com

Primeiramente, em São Paulo, pode-se emitir o RG digital por meio do aplicativo “RG Digital SP”, disponível para dispositivos Android e iOS. Assim, o aplicativo permite adicionar o RG digitalizado ao celular, o que facilita o acesso ao documento e minimiza a necessidade de portar a versão física.

Para os cidadãos residentes em outros estados, pode-se realizar a emissão do RG digital no portal gov.br. Para acessar o documento digital, é necessário fazer login na plataforma e navegar até a seção “Meus documentos”.

Veja também:

Caixa Tem: beneficiários comemoram Pix na conta de R$ 750; confira

Ademais, pode-solicitar a segunda via do RG, tanto em sua versão física quanto digital, também por meio do site ou aplicativo do PoupaTempo. Com agendamento prévio, o cidadão pode emitir a segunda via em um dos postos do PoupaTempo.

Modernização do RG

Nesse contexto, o código interno do RG é uma sequência alfanumérica única, que identifica o documento, facilitando a consulta de informações como data de emissão, órgão emissor e unidade federativa.

Além disso, a renovação do RG pode ser realizada pela internet, através do site do Poupatempo. O processo é simples e só exige o preenchimento das informações pessoais e agendamento de um horário para a realização do serviço.

Portanto, o avanço da tecnologia tem facilitado cada vez mais a vida dos cidadãos, simplificando processos que antes poderiam ser demorados e burocráticos.

Imagem: Pedro Ignacio / Shutterstock.com