Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Emissão do CPF é gratuita? Saiba como emitir o documento sem sair de casa

Todos os brasileiros precisam do CPF para resolver muitas situações, mas como é possível emiti-lo? Confira aqui.

No Brasil, o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um documento fundamental para a identificação de todos. Em vista disso, a responsabilidade de sua emissão é da Receita Federal. Portanto, a emissão é gratuita, rápida e prática, podendo ser feita sem sair de casa.

Há mais de dez anos, a Receita Federal não emite mais o cartão de CPF, uma vez que o número do CPF está disponível em outros documentos, como a carteira de identidade e a carteira de motorista (CNH). 

Em vez disso, o serviço online da Receita emite apenas um comprovante de inscrição, que os usuários podem imprimir e reimprimir conforme necessário. Acompanhe o passo a passo para emissão do documento.

Saiba emitir seu CPF online

Para solicitar a primeira ou a segunda via do CPF, é preciso ter a sua identidade. Além disso, no caso de menores de 16 anos, é fundamental estar acompanhado do representante legal. Há três endereços diferentes para cada caso. 

Leia também: Quando o próximo pagamento do PIS/Pasep será liberado?

Na imagem, uma mão segurando um CPF com fundo distorcido colorido
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Se você for brasileiro e morar no país, o link é este. Caso seja um cidadão estrangeiro, o acesso é através deste endereço. Já se for um brasileiro que mora fora do país, o link certo é este. Feito isso, siga estes passos:

  • Insira os dados solicitados, como nome, data de nascimento, título de eleitor, sexo, naturalidade e nome da mãe;
  • Logo em seguida, clique em “Enviar”;
  • Nesta etapa, se o preenchimento resultar na emissão de um protocolo, será necessário apresentar os documentos em uma unidade da Receita Federal, no Brasil ou no exterior, mediante agendamento prévio;
  • Por fim, certifique-se de que os documentos apresentados sejam originais ou cópias autenticadas.

O que fazer se houver erro na emissão?

Se o sistema de emissão de documentos estiver instável ou inoperante, há a opção do cidadão se dirigir a uma unidade parceira para realizar o procedimento. No entanto, é relevante destacar que, nesse cenário, pode haver uma taxa a pagar.

Esse valor varia entre R$7 e R$10, de acordo com o parceiro em questão. Nessa situação, você pode recorrer aos Correios, ao Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais ou ainda aos bancos Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco do Brasil (BB).

Imagem: rafapress / shutterstock.com