Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Empresa com 44 anos de mercado tem falência decretada pela Justiça

A empresa, que já tem 44 anos de mercado, estava desde 1997 em regime de recuperação judicial e no último mês teve a falência decretada. Veja

Djamilla Ribeiro MartinsPor Djamilla Ribeiro Martins2 min de leitura
Martelo de juiz, de madeira, em cima de uma mesa.

No dia 22 de março, o Curtume Central, localizado em Maringá, no Paraná, teve a falência decretada pela Justiça. A empresa, que já tem 44 anos de mercado, estava desde 1997 em regime de concordata preventiva, o equivalente ao que conhecemos hoje como recuperação judicial.

Dessa forma, a empresa teve a lacração determinada pela juíza substituta da 6ª Vara Cível de Maringá, Daniela Palazzo Chedi Bedin, pois a magistrada entendeu que não há demonstração de que poderia haver prejuízo aos bens e interesses de credores, nem mesmo risco na execução de arrecadação.

O que diz empresa

Por meio de nota, o Curtume Central afirmou que desde 2013, após a morte do sócio-proprietário, Amorim Pedrosa Moleirinho, a empresa estava tentando quitar seus débitos tributários federais, estaduais e municipais, aderindo a transação especial disponibilizada pela Receita Federal em maio do ano passado.

Além disso, a empresa afirmou que, de acordo com determinação do Ministério Público, desde 2020, não possui débitos trabalhistas e agora aguarda o Refis para quitar os débitos municipais. Ademais, a empresa afirmou que irá contestar a decisão da Justiça.

Curtume Central

O Curtume Central foi fundado em 6 de junho de 1978, época em que Maringá era um conhecido polo de abate de bovinos, a empresa chegou a produzir 25 toneladas wet-blue (produto derivado do curtimento do couro bovino salgado ou verde no cromo) e 1 mil metros quadrados de crust (semi acabados).

No entanto, devido às mudanças no setor do couro, no Curtume Central, desde 2013, trabalha prestando serviço a outras empresas como a Gelita do Brasil (Maringá-PR), que é a única que faz o pré-preparo para gelatina kosher, da comunidade judaica.

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Contudo, com a popularização dos materiais sintéticos vindos da China, vendidos a um preço menor, o setor de couro brasileiro tem enfrentado uma grande concorrência. Diante disso, a companhia tem se reorganizado para dar continuidade a suas atividades.

*As informações são do Maringá News.

Imagem: Zolnierek / Shutterstock.com

Djamilla Ribeiro Martins

Autor

Djamilla Ribeiro Martins

Djamila Martins é formada em Tecnologia em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais) pela FATEC de Santos, Licenciada em Letras pelo Instituto Federal de São Paulo e também graduada em Pedagogia pela Universidade de Marília. Com uma base sólida em educação e gestão, alia conhecimento técnico e sensibilidade didática para contribuir com conteúdos informativos, acessíveis e confiáveis no portal Seu Crédito Digital, com foco em cidadania, economia e serviços públicos.

Topicos relacionados