Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Empresa do ChatGPT pode FALIR em breve; saiba o porquê

A empresa que administra o ChatGPT, a OpenAI, está passando por dificuldades financeiras. Saiba mais informações!

A OpenAI, empresa que administra o ChatGPT, pode ter sua falência decretada em breve. Isso ocorre porque, para manter a sua ferramenta, a companhia gasta mais do que arrecada com o primeiro chat de inteligência artifical a ganhar fama pelo mundo.

A Analytics India Magazine, uma empresa especializada em análise e inteligência, está conduzindo a investigação. Até o momento, a monetização da plataforma ainda não foi capaz de equilibrar as contas da OpenAI. Entenda mais sobre esse caso a seguir.

OpenAI pode decretar falência por causa do ChatGPT

O futuro da empresa de inteligência artificial, liderada por Sam Altman, tem gerado incertezas. A organização pode declarar falência em 2024 por causa do alto custo para a manutenção do ChatGPT.

Os gastos diários para a manutenção dessa ferramenta custa à OpenAI cerca de US$ 700 mil (aproximadamente R$ 3,40 milhões). Ao mesmo tempo, de acordo com o relatório da Analytics India Magazine, as tentativas de monetizar a plataforma não têm alcançado o suficiente para cobrir essas despesas.

Embora o ChatGPT ter sido um dos primeiros chatbots com inteligência artificial a ganhar popularidade, a falta de lucratividade segue sendo um desafio para a OpenAI. Ainda segundo o relatório, uma parte significativa da dificuldade em equilibrar as contas se dá por conta da disponibilidade das APIs do ChatGPT.

Essas APIs permitem que os desenvolvedores criem suas próprias soluções usando a estrutura do bot da OpenAI, sem a obrigatoriedade de compartilhar uma parte dos lucros obtidos com a organização.

A informação que este modelo de negócio gerou uma diminuição no número de acessos ao ChatGPT é preocupante, especialmente quando se considera que os dados do site de análise de tráfego, SimilarWeb, têm revelado um declínio constante desde maio de 2023.

Veja também:

Eletrobras abre vagas de emprego por todo o Brasil; veja como se candidatar

Os desafios financeiros da OpenAI

Atualmente, a OpenAI é uma empresa privada que depende do financiamento de outras grandes corporações, como a Microsoft. Não sendo obrigada a divulgar informações financeiras publicamente, todas as especulações sobre essa possível situação de desequilíbrio financeiro são baseadas em análises de mercado.

Apesar disso, abrir o capital da empresa pode ser uma alternativa viável para mantê-la no mercado. Os atuais acionistas poderiam se beneficiar e aproveitar a oportunidade para adquirir uma grande parte da empresa nesse processo.

Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com