Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Empresas da América Latina apostam em home office após pandemia

O trabalho remoto não é novidade para ninguém. Entretanto, a adoção do home office ganhou impulso durante a pandemia de covid-19. De acordo com o relatório Transformação Digital na América Latina – 2021, do fundo Atlantico de capital de risco, 64% das companhias latino-americanas devem apostar neste formato nos próximos anos.

Home office: pesquisa mostra que trabalho à distância é aprovado por maioria, mas requer cuidados

Empresas da América Latina apostam em home office após pandemia

Antes da pandemia, cerca de 69% das empresas adotavam o trabalho presencial, e 25% o home office. Apenas 9% escolheram o modelo remoto. Entretanto, o 1º e o 3º lugares se inverteram: além de 64% das companhias apostarem no trabalho remoto, o número de empresas no modelo híbrido passou para 31% e somente 5% das organizações têm atividades presenciais.

Ademais, Julio Vasconcellos, managing partner do Atlantico, diz que a pesquisa mostra uma tendência que deve ser vista nos próximos anos. “O trabalho remoto agrada tanto as empresas quanto os empregados”, explica. Somente 4% dos entrevistados afirmaram não ter trabalhado no estilo home office durante a pandemia. A maioria disse que precisa estar, de forma presencial, em reuniões externas e conferências (40%) ou que vai ao escritório apenas alguns dias por mês (22%).

Além disso, a pesquisa diz que 86% dos executivos acreditam que as suas equipes continuam tão inovadoras no home office quanto eram no formato presencial. Além disso, 79% avaliam que a produtividade segue no mesmo nível de antes do trabalho em casa. A partir da pandemia, as companhias da América Latina passaram a contratar globalmente.

Em suma, 39% já têm profissionais de fora da cidade ou do país. E 45% perderam os seus trabalhadores para empresas de outros países. Além disso, 35% dos ex-funcionários das organizações que participaram da pesquisa, conseguiram um trabalho no exterior.

Por fim, as companhias foram questionadas sobre as atividades dos empregados que atuam em home office. Entre elas, 33% citam que os seus funcionários não têm atividades paralelas, 30% não sabem, para 29% os profissionais exercem atividades extras em outros períodos, e 8% acreditam que eles fazem 2 trabalhos ao mesmo tempo.

Enfim, quer saber mais sobre tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Seu Crédito Digital