Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Home office: pesquisa mostra que trabalho à distância é aprovado por maioria, mas requer cuidados

Confira mais sobre os resultados encontrados na pesquisa

Antes da pandemia, o home office era uma realidade de poucas empresas. Porém, com a experiência tida pelos brasileiros com o modelo, cada vez mais o pedido pela sua manutenção tem se tornado frequente.

Em pesquisa feita pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e pela FIA, revelou-se que a intenção dos brasileiros de permanecerem trabalhando em casa só cresce. Então, para saber mais, continue a leitura.

Home office: pesquisa mostra que trabalho à distância é aprovado por maioria, mas requer cuidados

Dessa forma, de acordo com o levantamento, 73% das pessoas estão satisfeitas com o trabalho de casa. Contudo, esse número é ainda maior (78%) quando se considera a intenção de manter a mesma rotina após a pandemia. Já o número de trabalhadores que querem voltar aos escritórios diariamente caiu, indo de 19% para 14%.

Outro dado interessante é que, ao mesmo tempo em que a maioria prefere seguir no home office, muitos relatam ter uma jornada de trabalho muito maior do que a estipulada em contrato. Com a economia de tempo do deslocamento, muitos acabam começando a trabalhar mais cedo, e desligando mais tarde.

Com isso, dos entrevistados pelas instituições de ensino, 45% estão trabalhando acima de 45 horas. Desse número, 23% afirmaram que trabalham entre 49 e 70 horas por semana, enquanto 6% falaram em volume acima de 70 horas semanais.

Após pandemia, empresas presenciam aumento da procura pelo trabalho remoto

O sistema de trabalho home office foi adotado por grandes empresas, públicas e privadas, em função da pandemia do novo coronavírus. Mas muitas delas seguem com a intenção de seguir no modelo.

Um exemplo é a da mineradora Vale, que antes da pandemia já havia decidido estabelecer um sistema de trabalho mais flexível, adotando o home office uma vez por semana. Entretanto, na época, a adesão foi muito baixa. Só que, com a pandemia, o cenário mudou.

Atualmente, 18 mil profissionais da Vale trabalham de forma remota, o que equivale entre 24% e 25% dos funcionários da companhia. Por fim, em pesquisa realizada em junho de 2020 com os empregados da mineradora, 73% afirmou estar satisfeito com o trabalho home office.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Elnur / shutterstock.com