Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Empresas sustentáveis têm mais chances de alcançar maior rentabilidade futura

Saiba mais sobre o conceito ESG adotado por algumas empresas. Tal conceito pode trazer maior rentabilidade futura.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Empresas que aderem ao conceito ESG (Desenvolvimento, Social e Governança, da sigla em inglês Environment Social Governance), estão mais preparadas para transformações significativas do mercado, e por isso, tendem a ser mais rentáveis no futuro. O interesse pela sigla triplicou, segundo dados de fevereiro de 2022, conforme um levantamento realizado pelo Google Trends. 

Uma empresa que adota o ESG é geralmente já solidificada financeiramente, então pode buscar melhorias para o seu futuro, o que atrai investidores. Além disso, é capaz de atender as demandas de consumidores que se importam com a causa ambiental. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela The Boston Consulting Group (BCG), instituições com boas performances em âmbitos ambientais, sociais e de governança alcançam uma alta valorização, em comparação àquelas que não se importam muito em incorporar o conceito. 

Com visões de mundo diferentes, essas empresas têm o melhor preparo para lidar com quaisquer rupturas ou inovações de mercado. 

O que é o conceito ESG? 

A sigla vem do inglês Environment (Ambiental), Social (Social) e Governance (Governança). 

O quesito ambiental se refere às práticas da entidade ou empresa relacionadas ao meio ambiente. O social remete ao comprometimento social e ao impacto das empresas em benefício da sociedade. Por último, a governança está ligada às políticas e estratégias para a administração das empresas. 

O termo ESG existe desde 2004 e foi criado a partir de um documento do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), com o intuito de incentivar empresas e organizações a atuarem com base nas concepções relacionadas ao meio ambiente, direitos humanos e anticorrupção. 

ESG é o mesmo que sustentabilidade empresarial, de acordo com o Pacto Global.

Empresas ESG

Conheça algumas empresas que aderiram ao conceito ESG. 

  • YouGreen: Cooperativa de catadores de resíduos, localizada em São Paulo, com boas práticas voltadas ao meio ambiente e aos funcionários. Todas as pessoas que colaboram são donas da organização. No processo seletivo, são priorizados refugiados, mulheres e egressos do sistema penitenciário. 
  • Natura: Fundada em São Paulo, a marca é amplamente reconhecida por suas ações voltadas à preservação da Amazônia. Também tem iniciativas para o controle de resíduos e incentivo à diversidade.
  • Ambev: Com sede em São Paulo, a empresa é comprometida com condutas sustentáveis, utiliza ações agressivas de sustentabilidade e promove inovação, como instrumento de ESG.  

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças? 

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças. 

Imagem: Freepik