Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Empréstimo consignado com garantia do FGTS começa dia 26 na Caixa

Na modalidade de empréstimo consignado com garantia do FGTS, o desconto das parcelas será feito diretamente no salário do trabalhador. Ou seja, com menor risco de inadimplência. A Caixa Econômica Federal começa amanhã, dia 26 de setembro, a liberar os empréstimos consignados para trabalhadores do setor privado. Primeiramente, a Caixa será o único banco a operar nesta modalidade de crédito.

Conheça o empréstimo pessoal da Caixa Econômica Federal sem consulta ao SPC e Serasa.

Entenda o empréstimo consignado com garantia do FGTS

No empréstimo consignado com garantia do FGTS, o desconto das parcelas é feita diretamente no salário do trabalhador. Com isso, há um menor risco de inadimplência. Como o empréstimo tem a garantia do FGTS, o risco passa a ser menor ainda, e possibilita que as taxas de juros sejam menores que as cobradas em outras modalidades de crédito.

O Conselho Curador da Caixa definiu as regras para o empréstimo. De acordo com as regras, a taxa de juros não poderá exceder 3,5% ao mês. Com isso, ficará aproximadamente 50% menor que outras possíveis operações de crédito. O prazo de pagamento poderá ser acordado no máximo por até 48 meses, ou 4 anos.

Como solicitar o empréstimo

O empréstimo consignado com garantia do FGTS poderá ser solicitado em qualquer agência da Caixa, e estarão disponíveis para 36,9 milhões de trabalhadores com carteira assinada atualmente no Brasil.

Contudo, o valor do empréstimo dependerá do valor que o trabalhador tiver depositado na sua conta do FGTS. O banco tem a garantia de 10% do que tem depositado, mais os 40% da multa rescisória, em caso de demissão. Portanto, se o trabalhador for demitido durante o pagamento do empréstimo, o banco poderá reter estes valores. Entenda como funciona em casos de demissão com dívidas de empréstimos consignados aqui neste artigo.

O valor reservado como garantia do empréstimo seguirá rendendo normalmente na conta do FGTS do trabalhador até que seja feita a quitação do empréstimo.

De acordo com o Ministério do Trabalho, outros bancos poderão disponibilizar a nova linha de crédito que usa o FGTS, desde que sigam as regras estabelecidas em lei.

Gostou da notícia?

Siga-nos em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Acompanhe tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.