Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Empréstimo consignado com garantia do FGTS: como solicitar (BB e CEF)

2

Uma modalidade de crédito foi criada há dois anos e demorou a surtir efeito nos bancos. Somente agora o governo inventou uma maneira de garantir o pagamento aos bancos, que poderão liberar o empréstimo com mais facilidade. Entenda como funciona o empréstimo consignado com FGTS, e veja como solicitar no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal.

Leia também:

Cartão AliExpress é sem consulta ao SPC e Serasa e em dólares

Como renegociar as suas dívidas no Serasa Limpa Nome

Seja membro

Empréstimo consignado com FGTS

Obviamente que os bancos não querem correr riscos. Os empréstimos consignados normalmente eram direcionados especificamente para aposentados e pensionistas ou servidores públicos. Isso porque existe uma garantia de maior estabilidade para este público. Ou seja, existe uma probabilidade maior de continuarem recebendo normalmente todos os meses.

Na iniciativa privada isso não acontece, e existe uma rotatividade muito grande. Contudo, com a garantia do FGTS isso é diferente, pois os bancos terão acesso a uma conta reserva do FGTS no percentual de 10%, mais os 40% da multa no caso de demissão. Com isso, é possível conseguir crédito com desconto na folha de pagamento com juros mais baixos do que os de mercado, em média de 25% ao ano.

Sem a adesão dos bancos privados, Banco do Brasil e Caixa tentam impulsionar os empréstimos consignados com a garantia do FGTS. A intenção é de cobrar 3,5% ao mês. Ou seja, taxas um pouco mais elevadas que nas demais praticadas do setor público e privado.

A Caixa recentemente criou um sistema que bloqueia os 10% do saldo do FGTS e permite que os bancos finalmente tenham acesso às movimentações das contas.

Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal disponibilizam empréstimos consignados com garantia do FGTS

Para quem trabalha na iniciativa privada ter acesso, é necessário que a sua empresa tenha um convênio ativo com a Caixa Econômica Federal. Para os aposentados e pensionistas do INSS, é mais facilitado, assim como para servidores públicos. Como foi mencionado anteriormente, você poderá utilizar 10% do seu saldo total do FGTS como garantia do empréstimo, ou até 100% da multa rescisória no caso de dispensa sem justa causa.

De acordo com projeções do governo, o consignado com garantia pelo FGTS poderá injetar até R$ 7 bilhões na economia. O valor tem potencial de crescimento diante do universo de assalariados no Brasil, que atualmente é de 32,8 milhões.

Considerações finais:

O empréstimo consignado com garantia do FGTS é uma boa alternativa para quem precisa de dinheiro com juros mais baixos. Entretanto, é melhor utilizar apenas como última opção, pois o FGTS já possui um rendimento menor que qualquer outro investimento aqui no Brasil. Portanto, pode acontecer do dinheiro acabar, e você ficar refém de empréstimos e financiamentos. Isso não é nada bom para a sua saúde financeira.

Gostou da notícia?

Então nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Acompanhe tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao mundo das fintechs.

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.