Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Empréstimos ficam mais caros com o aumento da Selic?

Na semana passada, o Banco Central (BC) aumentou a taxa básica de juros Selic, que subiu a 9,25%. E esse fato exige muita cautela do consumidor, de acordo com a coordenadora do curso de Economia da Universidade Metodista, Silvia Okabayashi. Abaixo, descubra como ficam os empréstimos com o aumento da Selic.

É provável que você goste também:

Governo estuda anistia aos inscritos no CadÚnico que devem ao FIES

Caixa: como fica o financiamento da casa própria com o aumento da Selic?

Selic a 9,25%: quanto rende R$ 1 mil na conta do Nubank e na poupança?

Empréstimos ficam mais caros com o aumento da Selic?

Em entrevista à CNN Rádio, Okabayashi disse que há diversas consequências que vêm com a alta da Selic. “Usar cheque especial, por exemplo, que normalmente já é uma linha de crédito com taxa de juros elevadíssima, deve aumentar ainda mais.” Além disso, os empréstimos também ficam mais caros.

De acordo com Okabayashi, “a melhor recomendação é que tenhamos critério nos gastos nesse momento, que possa pensar se aquilo que vamos consumir é necessário, a palavra de ordem é economizar, tudo fica mais encarecido”.

Ademais, a professora citou ainda os financiamentos e créditos como outros fatores afetados pelos juros. “Vai encarecer mais o financiamento imobiliário, empréstimos pessoais, a compra de produtos de maior valor agregado, como eletroeletrônicos e veículos, tudo vai ficar mais difícil.”

Okabayashi defende a organização financeira para que o endividamento das famílias não aumente ainda mais neste período de instabilidade. E assim, o instrumento do BC de aumentar os juros “funcionaria bem se estivéssemos vivendo uma inflação de demanda”.

No entanto, o que temos é uma inflação de oferta. Ou seja, “de repasse de custos de produção, boa parte dele é oriundo do aquecimento da demanda mundial que tem encarecido produtos essenciais básicos de consumo, como commodities”.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: eamesBot / Shutterstock.com