Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Caixa: como fica o financiamento da casa própria com o aumento da Selic?

Taxa básica de juros foi anunciada a 9,25% ao ano.

Com a elevação da taxa básica de juros Selic anunciada de 7,75% para 9,25% ao ano, o cálculo do rendimento da poupança volta para a regra antiga. Com isso, a mudança também afeta financiamentos imobiliários, assim como a correção do saldo do FGTS. Isso acontece porque a Taxa Referencial (TR), que estava zerada, sobe após o novo aumento. Mas e em relação ao financiamento imobiliária da Caixa, como fica a situação agora? Para saber a resposta, confira a seguir.

É provável que você também goste:

Financiamento Caixa: como adiar prestação da casa própria por 180 dias?

Quanto rende mil reais na 99Pay com a Selic a 9,25%?

Caixa Tem: empréstimo está liberado aos nascidos em setembro e outubro

Caixa: como fica o financiamento da casa própria com o aumento da taxa Selic?

Primeiramente, vale dizer que a Taxa Referencial é usada como indexador para a correção das aplicações da caderneta de poupança, das prestações dos empréstimos de habitação e também do FGTS. No caso do financiamento da casa própria, a taxa corrige o juro das prestações.

“A Caixa exerce uma função social importante no Brasil. Somos líderes no crédito imobiliário e temos as menores taxas do mercado. Não queremos fazer lucro com esse ajuste, mas não tem como manter o mesmo juro que tínhamos com a Selic em 2% ao ano agora que ela está acima de 7%. É um ajuste para que matematicamente a linha de crédito faça sentido”, afirmou Pedro Guimarães, na ocasião da penúltima alta da Selic.

Assim, a estimativa é que a TR fique em torno de 0,05%. De acordo com a Lei, quando a Selic é igual ou inferior a 8,5% ao ano, a remuneração dos depósitos de poupança é composta pela TR, mais 70% da taxa Selic mensalizada. Com isso, a alta afeta os financiamentos imobiliários, inclusive o da Caixa, uma vez que TR também muda.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Alison Nunes Calazans / Shutterstock.com