Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo estuda anistia aos inscritos no CadÚnico que devem ao FIES

Os estudantes de baixa renda que devem ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e que estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) de programas e/ou beneficiários do Auxílio Brasil podem ter a chance de anistia da sua dívida. Em suma, o governo pode abater até 92% da dívida, caso a ideia vá adiante.

É provável que você goste também:

Segunda via do boleto Fies: veja como emitir pela Caixa

Banco do Brasil oferece mutirão de renegociação de dívidas com até 95% de desconto

FIES: Mec prorroga prazo para renovação de contrato

Governo estuda anistia aos inscritos no CadÚnico que devem ao FIES

De acordo com reportagem do Valor Econômico, o ministro da Economia, Paulo Guedes, estuda a solução. Inclusive, ele destaca que o modelo desse benefício de anistia ao FIES já estava sendo costurado pelos técnicos da Economia e da Educação.

Ainda segundo a reportagem, caso a proposta do FIES vá adiante, ela não deve causar impactos sobre o setor fiscal. É dito isso, pois as dívidas que ganharão o desconto são aquelas já classificadas como irrecuperáveis.

Ademais, a proposta se aproxima do posicionamento do ex-presidente Lula, provável concorrente de Bolsonaro às eleições presidenciais de 2022. Em suma, Lula já falou que está disposto a concordar com a anistia das dívidas do FIES e retomar a política de reajuste real do salário mínimo.

Por fim, a ideia do governo é publicar uma MP (medida provisória) para possibilitar a diminuição de parte das dívidas com o programa FIES, que concede empréstimos públicos para estudantes pagarem faculdades privadas.

A partir da MP, quem não teria condições de pagar a dívida “seria perdoado”. Ao final de 2020, o Balanço Geral da União registrou um ajuste para perdas de R$ 27,9 bilhões no FIES. No total, o FIES tem a receber dos devedores um total de R$ 123 bilhões – conforme o balanço de setembro.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: manaemedia / Shutterstock.com