Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Endividamento bate recorde e atinge 74,6% dos brasileiros em outubro

Todos os meses, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) faz a sua pesquisa de endividamento e inadimplência do consumidor (Peic). A mesma, pesquisa a porcentagem de famílias brasileiras endividadas. O que chama atenção, é que em outubro, o índice bateu o recorde de 74,6%, e superou em 0,6 pontos percentuais o valor registrado em setembro. Abaixo, confira os detalhes.

Preço da Cesta Básica sobe e salário mínimo deveria ser quase R$ 6 mil

Endividamento bate recorde e atinge 74,6% dos brasileiros em outubro

O aumento no número de endividamento das famílias acontece de forma escalonada, pelo 11º mês consecutivo. No mês de setembro, o índice estava em 74%. Em comparação ao mesmo período de 2020, o índice saltou 8,1 pontos percentuais. Atualmente, cerca de 12,2 milhões de famílias têm dívidas a vencer em cartão de crédito, cheques pré-datados, cheque especial, carnês de lojas, crédito consignado, empréstimo pessoal, ou ainda, em financiamentos.

Por outro lado, o número de famílias que seguirá em situação de endividamento por falta de condições de pagamento caiu 0,2 pontos percentuais. Já em setembro, 10,3% das pessoas estavam nessa situação. Atualmente, em outubro, houve o registro de um total de 10,1%. No mesmo período de 2020, o número de famílias que vivia nessa situação era de 11,9%.

Segundo o CNC, a alta da Selic desacelera a proporção de endividamento, já que a taxa básica de juros que impacta os serviços bancários, está cada vez mais cara. Para o presidente da CNC, “a inflação corrente elevada e disseminada tem deteriorado os orçamentos domésticos e diminuído o poder de compra das famílias, em especial as na faixa de menor renda. Os números demonstram os esforços em manter os compromissos financeiros em dia, com renegociação e melhor controle dos gastos”.

Por fim, vale ressaltar que o cartão de crédito segue como o principal vilão para o endividamento das famílias. Em suma, ele é o motivo de dívidas de 84,9% das famílias. O salto foi de 6,4 pontos em comparação ao mesmo período de 2020. Em seguida, está o carnê de lojas (20,2%), e o financiamento automotivo (12,7%).

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: diy13/shutterstock.com