Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Entenda o que é um empréstimo e quais são os seus tipos

Entenda de uma vez por todas o que é um empréstimo e quais são os principais tipos disponíveis desse serviço!

Seja um empréstimo pessoal do banco, um financiamento para a compra de uma casa ou simplesmente pedir dinheiro emprestado a um amigo, a prática de pegar dinheiro emprestado é algo comum no dia a dia.

No entanto, muitas pessoas não compreendem completamente o seu funcionamento e os diferentes tipos disponíveis. Logo, isso pode levar a problemas financeiros e endividamento. Continue a leitura para mais informações!

Entendendo os empréstimos

Pessoa segurando notas de cinquenta, cem e duzentos reais em forma de leque representando um empréstimo
Imagem: Alison Nunes Calazans / Shutterstock.com

De forma geral, um empréstimo ocorre quando uma entidade financeira, como um banco, ou uma pessoa, empresta uma quantia de dinheiro a outra pessoa ou entidade. Portanto, há a expectativa de que haja a devolução do valor, geralmente com juros, em um período previamente acordado.

Esse é um formato de financiamento amplamente utilizado tanto por indivíduos quanto por empresas. Pode-se utilizar o dinheiro emprestado para os mais diversos fins, como a compra de bens, investimentos, quitação de outras dívidas, dentre outros.

Quais são os seus tipos, afinal?

Existem vários tipos de empréstimos, adaptados para diferentes situações e necessidades. Confira abaixo quais são os mais comuns.

Empréstimo pessoal

A utilização do dinheiro emprestado dessa forma pode ocorrer da maneira definida que o tomador quiser. Qualquer pessoa com boa capacidade de crédito pode solicitá-lo e é geralmente quitada em parcelas mais pesadas, com a inclusão de juros.

Empréstimo consignado

Aqui, as parcelas para quitação do valor tomado são deduzidas diretamente do salário ou benefício do contratante. Isso oferece uma segurança maior para o credor, o que geralmente resulta em taxas de juros mais baixas.

Empréstimo imobiliário

Trata-se de um empréstimo destinado à compra de imóveis, em que o próprio bem adquirido serve como garantia de pagamento. Ademais, os prazos para quitação deste empréstimo são geralmente mais longos, podendo chegar a 30 anos.

Veja também:

Veja como solicitar a Pensão por Morte Urbana do INSS

Empréstimo para empresas

Esse tipo destina-se a atender às necessidades financeiras das empresas, como investimento em equipamentos ou capital de giro. Assim, as condições deste tipo de empréstimo variam amplamente, dependendo das particularidades de cada negócio.

Imagem: Alison Nunes Calazans / Shutterstock.com