Esqueça o saque-aniversário do FGTS: Caixa libera saque de até R$ 6 mil; veja quem recebe
Conheça outra forma de retirar dinheiro do fundo sem ser o saque-aniversário do FGTS pela Caixa. Veja as exigências!
O saque-aniversário do FGTS que a Caixa faz é uma das formas dos trabalhadores brasileiros acessarem parte do saldo das suas contas no fundo. Entretanto, existem outras maneiras de sacar esse dinheiro e ainda conseguir um valor maior.
De acordo com a legislação, os trabalhadores têm direito a retirar o saldo de suas contas do FGTS durante situações de emergência e calamidade. Sendo assim, os moradores de cidades atingidas por eventos climáticos como enchentes e inundações têm direito ao saque calamidade.
Enquanto o saque-aniversário do FGTS que a Caixa libera paga uma parcela anual para os trabalhadores, com o saque-calamidade as pessoas conseguem retirar todo o saldo de suas contas até o limite de R$ 6.220. Contudo, é necessário cumprir alguns requisitos para conseguir a liberação desse dinheiro.
Saque-aniversário do FGTS, Caixa requer apenas inscrição
As pessoas que quiserem fazer o saque-aniversário do FGTS pela Caixa, precisam optar por essa opção através do aplicativo do FGTS. Assim, a única exigência é que a pessoa tenha saldo na conta. Mas para o saque calamidade, o banco requer que os interessados cumpram com alguns requisitos. Por exemplo:
- Devem possuir contas ativas ou inativas no fundo;
- Residir nas áreas afetadas de um município em estado de calamidade ou situação de emergência;
- O governo precisa ter reconhecido a situação de emergência/calamidade;
- A pessoa não pode ter feito esse tipo de retirada nos 12 meses anteriores ao pedido.

Como fazer o pedido?
Assim como o saque-aniversário do FGTS, a Caixa pede que os trabalhadores façam o pedido do saque calamidade através do aplicativo do FGTS. Basta seguir o caminho: “Meus Saques” > “Outras situações de saque” > “Calamidade Pública”.
Veja também:
Super cashback de 21% em compras na Casas Bahia está LIBERADO; veja como resgatar
Em seguida, ele deve selecionar a cidade onde mora na lista de municípios que podem receber esse benefício e informar os documentos que o sistema pedir. O banco pede até 5 dias para analisar cada requerimento, em caso positivo, o dinheiro será depositado na conta que o trabalhador informou.
Imagem: Etalbr / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital