Governo cria programa para garantir passagens gratuitas em transporte intermunicipal
Governo lança programa que assegura passagens gratuitas no transporte intermunicipal. Saiba mais sobre essa iniciativa e seus benefícios.
Em uma iniciativa revolucionária para melhorar a mobilidade, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, assinou o Projeto de Lei que cria o Programa VaiVem Livre na quarta-feira, 1° de novembro de 2023. A novidade garantirá passagens gratuitas – uma de ida e uma de volta – no transporte público coletivo.
A novidade é para os residentes dos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, com destino à Capital.
Essa ação faz parte das séries de diálogos semanais com os cearenses que o governador realiza por meio de transmissões ao vivo nas redes sociais. Lia de Freitas, a primeira-dama do Estado, também marcou presença no diálogo e falou sobre as ações do Programa Ceará Sem Fome.
O que é o programa de passagens gratuitas?
Subsidiado pelo Estado do Ceará, o Programa VaiVem Livre tem o intuito de auxiliar categoria específicas de usuários. Contudo, os detalhes sobre esses usuários serão fornecidos posteriormente em um decreto emitido pelo Poder Executivo. Assim, o governador Elmano de Freitas declara que essa medida é fundamental para beneficiar os cearenses que mais precisam.

De acordo com o Projeto, os beneficiários receberão gratuitamente um cartão eletrônico, denominado Cartão VaiVem Livre. Os operadores dos modos de transporte metropolitano implantarão o sistema de bilhetagem utilizando esse recurso.
Ademais, o cartão permitirá o armazenamento de créditos eletrônicos e será personalizado, vinculado ao número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do beneficiário. Isso permitirá o controle do seu uso através de tecnologia de identificação pessoal ou biometria.
Outros programas do governo
Com mais de 88 mil pessoas alimentadas no Ceará, o Programa Ceará Sem Fome tem como premissa combater a escassez de comida no estado. A primeira-dama Lia de Freitas, fala com orgulho das cozinhas que abrigam alimentação saudável e feita com amor para os beneficiários do programa.
Dessa maneira, cerca de seis mil pessoas, empregadas por meio de trabalho voluntário, desempenham seu papel para aqueles que mais precisam.
Veja também:
Beyoncé anuncia auxílio para empreendedores no Brasil; confira
O Estado contempla, no Ceará Sem Fome, 43 mil famílias com cartões que mensalmente recebem R$ 300 para a compra de alimentos. Dessa forma, isso resulta no atendimento de mais de 200 mil pessoas em extrema pobreza nos 184 municípios cearenses.
Imagem: Max4e Photo/shutterstock.com