Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Está com o nome sujo? Confira opções de crédito para sair dessa

Restrição no CPF causa muita dor de cabeça mas é possível acessar crédito mesmo com o nome sujo. Veja como fazer!

Nome sujo na praça é um problema sério para quem busca crédito para quitar dívidas ou mesmo adquirir um bem ou serviço. Segundo dados do SPC Brasil, 4 em cada 10 brasileiros estão com o nome restrito. Dessa forma, instituições bancárias, financeiras e lojas impedem que a pessoa tenha acesso a crédito.

Contudo, há formas de acessar outras opções de crédito e, enfim, limpar o nome. Conheça a seguir as melhores alternativas e como fazer.

Empréstimo com garantia de veículo ou imóvel

Negativados que possuem veículos ou imóveis em seu nome podem acessar linhas de crédito com taxas pequenas e prazos maiores. Entretanto, é importante um maior cuidado, uma vez que o bem corre risco de ser perdido caso haja inadimplência no financiamento.

Essa é uma das opções de crédito para negativados que merece atenção, principalmente quando não há limite em cartões, por exemplo.

Penhor é uma opção para crédito para quem tem nome restrito

Uma das modalidades mais antigas de crédito é o penhor. Nela, você pode contratar um empréstimo colocando como garantia uma joia ou objetos de valor. Por exemplo, relógios finos, prataria e talheres.

A Caixa Econômica é referência nesse segmento e os critérios podem ser acessados na página do banco.

Consignado

O empréstimo consignado é uma alternativa para beneficiários do INSS ou servidores públicos. Por isso, possui taxas atrativas, prazos maiores e pode ser solicitado até mesmo por quem está com o nome sujo.

Para acessá-lo, é só pedir via INSS a guia de autorização do empréstimo, que pode ser feito até mesmo pelo aplicativo Meu INSS.

Após isso, é preciso informar os dados do NIS e, assim que o dinheiro for liberado, as parcelas são descontadas direto no salário ou pagamento do benefício.

Antecipação do saque-aniversário do FGTS

Outra opção para quem está com o nome sujo e busca dinheiro é alterar a modalidade do FGTS de saque-rescisão para saque-aniversário.

Essa prática só é viável para quem não tem urgência no dinheiro. Isso porque, estando dentro do critério, o pagamento é feito no mês de aniversário da pessoa, limitado em até 1 salário mínimo.

Imagem: Rawpixel.com / shutterstock.com