Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Existe diferença entre consórcio e financiamento?

Consórcio e financiamento não são iguais e é importante conhecer cada um antes de adquirir um bem parcelado. Saiba mais sobre eles

Consórcio e financiamento são duas modalidades diferentes bastante populares entre brasileiros que quere parcelar a aquisição de um bem. Contudo, eles são diferentes – seja pelo tempo de aquisição, necessidade de entrada, entre outros fatores.

Por isso, entender melhor sobre cada um deles irá te ajudar a decidir a melhor opção. Acompanhe conosco e veja o que difere consórcio e financiamento e quando eles são a escolha ideal para seu tipo de compra.

O que é possível adquirir com consórcio ou financiamento

Consórcio e financiamento costumam permitir a aquisição de bens de diversos valores. Por exemplo, imóveis, automóveis, máquinas, equipamentos eletrônicos, terrenos e até mesmo móveis, eletrodomésticos, serviços como cirurgias plásticas, entre outros.

Ou seja, eles são similares no motivo, ainda que o financiamento costume ter até o dobro dos juros em relação ao consórcio.

Confira aqui os melhores bancos para pedir um financiamento.

Principais diferenças entre um financiamento e um consórcio

A primeira definição que torna consórcio e financiamento diferentes diz respeito ao momento em que a pessoa recebe o bem. Isso porque, no financiamento, ela tem o crédito aprovado anteriormente e pode obtê-lo para depois pagar as parcelas.

Por sua vez, no consórcio, acontece o procedimento inverso. Em outras palavras, inicia-se o pagamento para receber o bem depois. Contudo, há a chance de ser contemplado antes do fim da quitação ou, ainda, oferecer lances mensais que permitam que você tenha o bem antes do fim do pagamento.

Porém, paga-se normalmente até a última parcela. Por isso, é normal muita gente chamar o consórcio de autofinanciamento. Afinal, ele é financiado pelas pessoas que fazem parte daquele grupo e não por uma instituição financeira.

Quando escolher um financiamento

Entre consórcio e financiamento, financiar é a melhor escolha quando:

  • Tem-se urgência para a aquisição do bem;
  • A intenção é pagar parcelas menores, ainda que com juros;
  • Em casos onde o nome está sem restrições e busca-se negociar com uma instituição financeira.

Quando escolher um consórcio

Entre consórcio e financiamento, o primeiro costuma ser mais vantajoso nas seguintes ocasiões:

  • Quando há a possibilidade de aguardar pela aquisição a médio ou longo prazo;
  • Para comprar um bem pelo atual preço de venda, sem juros abusivos;
  • Em situações em que se quer evitar o pagamento de entrada.

Por fim, é importante explicar que, ao contrário do financiamento, o crédito não fica disponível assim que se inicia o pagamento das parcelas. Ou seja, o consorciado precisa ser contemplado ou ter um lance maior para oferecer ao longo do sorteio.

Imagem: Reprodução / Canva.com