Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Está na hora de comprar M. Dias Branco? Veja os indicadores 

Está na hora de comprar M. Dias Branco? Veja nesse artigo os principais indicadores da maior fabricante de massas e biscoitos do país.

0

Está na hora de comprar M. Dias Branco?  Primeiramente, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma companhia de alimentos que fabrica, comercializa e distribui biscoitos, massas, bolos, lanches, farinha de trigo, margarinas e gorduras vegetais em todo o Brasil, com sede na cidade de Eusébio, Ceará. 

Panorama Geral

Sendo assim, a M. Dias Branco é a maior fabricante de biscoitos e massas do país, possuindo cerca de 36% de Market share.  

Deste modo, a empresa não vende para o consumidor final, e sim para as redes de atacados e supermercados de todo o país. A empresa atua em quase 30 países fora o Brasil, e o percentual de receita gerado pelas exportações ainda é baixo, se comparado ao recebido pelo mercado interno.  

Entretanto, a M. Dias Branco está expandindo sua operação. Há cerca de 3 anos o número de países que faziam parte das vendas da empresa era quase metade do atual. 

Comparação com anos anteriores 

Em primeiro lugar iremos comparar os números do ano de 2020 com os de 2019. Nesse sentido, é importante entender que o mercado de modo geral está vivendo um momento atípico, devido a pandemia. Portanto, alguns resultados podem ter sido afetados pela situação econômica atual.  

Seja como for, a receita da M. Dias Branco foi de 6,1 bilhões de reais em 2019 e cerca de 7,2 bilhões em 2020. Esse aumento de aproximadamente 18% se deu tanto por conta do aumento dos preços, que será justificado mais adiante, quanto no aumento de vendas da empresa.  

Juntamente com esse aumento de receita o custo total também aumento. Desta forma, o lucro do período permaneceu sem grandes mudanças, foi de 9% em 2019 para 11% no ano de 2020. 

Contudo, esse aumento de custos tem uma parcela de explicação na alta dos insumos necessários para a produção. As commodities usadas pela M. Dias Branco tiveram um grande aumento no ano passado, o que com certeza teve influência nos resultados da empresa. 

Quais indicadores levar em conta na hora de investir?  

Antes de tudo, na hora de considerar adquirir ações na bolsa ou investir em ações do Banco Inter, é necessário se atentar a alguns indicadores importantes. Esses indicadores têm como objetivo informar a situação financeira da empresa e como o negócio está sendo levado pelos executivos e pelo mercado.  

A seguir, veremos alguns indicadores da M. Dias Branco e explicaremos resumidamente sobre o que eles dizem respeito.   

Aqui se faz importante destacar que o objetivo desse artigo não é fazer indicações de nenhum investimento, e sim informar alguns números da ação para que o leitor saiba mais sobre o estado atual do ativo. 

Antes de mostrar os indicadores, também é importante dizer que todas os números foram analisados com as ações ordinárias da empresa, sendo assim o papel MDIA3 na data 28.06.2021. Confira os indicadores de rentabilidade.

ROE

O ROE faz uma proporção entre o lucro líquido de uma empresa e seu patrimônio líquido. Ele é medido por lucro liq. / patrimônio liq. e informa o quanto uma empresa gera de caixa em comparação ao que ela já possui de ativos.  

Desta forma, o ROE da M. Dias Branco é de 9,61%, o que é um número bom se compararmos com outras empresas disponíveis na bolsa.  

ROIC

Por sua vez, o ROIC de uma ação fornece um panorama mais amplo da rentabilidade de uma companhia. A sigla em inglês significa “Retorno Sobre o Capital Investido”, e ele é calculado a partir do Resultado Operacional Liquido de Impostos sobre o Capital Investido da empresa.   

Nesse sentido, o ROIC da M. Dias Branco está em 5,76%. Anteriormente esse número já foi melhor, porém, a ressalva feita sobre os custos dos insumos também se faz valida aqui.  

Indicador de Valuation  

O valution é um ponto crucial na hora de adquirir novos ativos. Ele explicita a avaliação de valor que o mercado (ou você, se for o caso) tem sobre o valor de determinada companhia. Dessa forma, neste artigo usaremos um dos principais indicadores na área, o P/L.  

O P/L de uma ação mostra o preço da ação, dividido pelo lucro da mesma. Assim, ele nos fornece um bom panorama do quanto estamos pagando por cada fração de lucro da empresa.  

Indicador de Dividendos   

Os dividendos são a porcentagem do lucro que a empresa repassa para seus acionistas. Como sócio da empresa, o investidor tem direito a receber os proventos que esta distribui, sendo esse uma das principais formas de se ganhar dinheiro passivamente com ações.  

Do mesmo modo, o dividend yield mede a porcentagem de dividendos em comparação ao preço da ação. Por exemplo, um dividend yield de 10% mostra que 10% do valor da ação está sendo repassado em forma de dividendos para os acionistas. 

Atualmente, o dividend yield da empresa está em 1,75%. Contudo, aqui se faz importante salientar que esse número é altamente volátil pois existem períodos em que a empresa paga mais ou menos proventos aos seus acionistas. 

Sob essa perspectiva, a M. Dias Branco tem um histórico recente de pagar R$ 0,45 centavos por ação. Portanto, a empresa não pode ser considerada uma grande pagadora de proventos.  

Por outro lado, esse perfil já era esperado se levarmos em conta o perfil e situação da empresa. Como vimos anteriormente, segue expandindo as suas operações, o que necessita um investimento maior na própria companhia.  

Conclusão sobre as ações da M. Dias Branco 

Definitivamente a M. Dias Branco é uma empresa sólida com números seguros. A S.A. sofreu pelo momento de mercado e pelo aumento de preços das commodities. Contudo, essas oscilações devem ser avaliadas pelo investidor, uma vez que o principal insumo da empresa, o trigo, é uma commoditie de perfil cíclico e afeta diretamente o resultado da empresa.  

Em suma, a empresa possui uma grande parte do market share e parece estar bem encaminhada para crescer ainda mais. Desta forma, o percentual baixo de proventos pagos é justificável para perfis investimentos de médio e longo prazo.  

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças? 

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças. 

Imagem: Ronnie Chua / Shutterstock.com 

- Publicidade -

Comentários
Carregando...