Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Estar com nome sujo impede a liberação da aposentadoria?

Saiba mais informações sobre se estar com o nome sujo prejudica a obtenção de benefícios previdenciários, como a aposentadoria!

A aposentadoria é um momento chave na vida de todo trabalhador. É quando após anos de contribuição, a possibilidade de descansar e aproveitar de outro modo a vida se torna realidade. Contudo, muitas dúvidas podem surgir durante essa transição, especialmente quando envolvem complicações financeiras, como estar com o nome sujo.

Dessa forma, saiba mais se essa situação pode interferir no recebimento do benefício previdenciário. Continue a leitura para mais informações!

É possível conseguir a aposentadoria estando com o nome sujo?

Senhora olhando para um computador aberto em uma mesa, onde há também cadernos e uma xícara. aposentadoria
Imagem: Ground Picture / Shutterstock.com

Antes de saber se ter o nome negativado impede a obtenção da aposentadoria, é preciso saber o que significa ter o nome sujo. Essa expressão popular refere-se à situação de ter o CPF registrado nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, devido a inadimplências. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como empréstimos não quitados, contas de consumo atrasadas, entre outros.

Estar com o nome sujo pode acarretar uma série de restrições, especialmente no acesso a novos créditos e serviços. Bancos e financeiras consideram essa informação para avaliar o risco de conceder empréstimos ou financiamentos.

No entanto, para a tranquilidade dos futuros aposentados, ter o nome sujo não é um impedimento para se aposentar. Os benefícios do INSS, como a aposentadoria, não são afetados diretamente por sua situação creditícia. Isso significa que, mesmo que esteja negativado, se cumprir os requisitos necessários de tempo de contribuição e idade, por exemplo, poderá se aposentar normalmente.

Veja também:

Mastercard libera grande desconto para clientes aproveitarem o Dia dos Namorados; confira!

Quais motivos podem impedir que o trabalhador consiga o benefício?

Sendo assim, como o nome sujo não impede que uma pessoa obtenha a aposentadoria, confira abaixo quais motivos podem levar à negação de um benefício previdenciário.

  • Contribuição insuficiente: para se aposentar é necessário ter um número mínimo de contribuições ao INSS;
  • Pendências documentais: documentação incorreta ou incompleta pode ser um empecilho;
  • Regras não atendidas para aposentadorias especiais: Algumas categorias profissionais têm direitos a condições especiais de aposentadoria, mas é necessário comprovar essas condições.

Imagem: Ground Picture / Shutterstock.com