Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Estas 4 coisas que o INSS não te conta podem facilitar a sua aposentadoria

Existem quatro fatos que poucas pessoas sabem e que podem facilitar muito o seu pedido de aposentadoria! Confira.

Após a Reforma da Previdência, em que foram revisadas diversas regras para receber pelo INSS, a aposentadoria ficou mais difícil para diversos trabalhadores brasileiros. O que estava próximo, infelizmente, ficou a anos de distância.

Mas, mesmo com as novas regras, ainda existem algumas formas pouco divulgadas de os trabalhadores se aposentarem mais cedo. Confira, a seguir, 4 coisas que facilitam a sua aposentadoria pelo INSS!

1. Trabalhar sem registro na carteira de trabalho conta como tempo de serviço

Um problema que afeta diversos trabalhadores é que muitos chefes ficam anos sem assinar a carteira de trabalho, o que prejudica muito o tempo contabilizado para o pedido de aposentadoria.

A boa notícia é que você pode solicitar o reconhecimento desse período não trabalhado, mesmo que o INSS não tenha sido recolhido. Para isso, é preciso reunir algumas provas que confirmam o tempo trabalhado na empresa. Pode ser com holerites, ficha de ponto, extrato bancário e até uniforme.

2. Serviço militar conta como tempo de contribuição

Outro detalhe pouco comentado sobre o INSS é que o serviço militar (mesmo se for obrigatório) também conta como tempo de contribuição, basta verificar se o Instituto computou o período no seu cadastro.

Caso isso não tenha ocorrido, pode ser necessário reunir algumas provas também, como fichas e anotações feitas no período, bem como documentos oficiais.

3. Talvez o seu histórico do INSS contenha informações incorretas

Infelizmente, nenhum sistema é a prova de falhas e com o INSS não é diferente. Existem muitos relatos de pessoas que só perceberam que o seu histórico de trabalho estava incorreto depois de se aposentarem, podendo, caso tivessem percebido, não só receber mais, como se aposentar antes.

Por isso, antes de fazer o pedido, revise todo o seu histórico de trabalho, conhecido também como Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). É nele que constam todas as informações para a sua aposentadoria, como os salários, tempo em cada empresa e locais onde você trabalhou.

4. Atividades de alto risco contam tempo adicional para o INSS

Por arriscar sua saúde e, muitas vezes, a própria vida durante o trabalho, os funcionários que exercem atividades de alto risco podem se aposentar mais cedo. Essa modalidade é conhecida também como Aposentadoria Especial.

Nesses trabalhos, é possível ganhar um acréscimo de 40% para os homens e de 20% para mulheres no período de contribuição. Porém, é necessário se atentar, uma vez que em 2019 a Reforma da Previdência mudou essa regra e mudou algumas das regras da aposentadoria especial.

Mas vale lembrar que se você já tinha direito de se aposentar antes de 13 de novembro de 2019, você terá direito adquirido e poderá garantir esse aumento. Diversas atividades se enquadram nessa categoria e você pode conferir todos na nossa matéria sobre a Aposentadoria Especial.

Imagem: fizkes / shutterstock.com