Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Estas dicas vão te ajudar a economizar mais dinheiro: veja!

Quer economizar mais dinheiro? Sua situação financeira está fora de controle? Veja dicas para conquistar mais estabilidade financeira

Todo mundo sonha em conquistar a estabilidade financeira. Ou, então, montar uma boa reserva de emergência para o futuro. Porém, isso só é possível quando temos um bom controle de nossas finanças. Ou seja, quando conseguimos parar de gastar dinheiro à toa e passamos a economizar um valor mensal.

Nesse sentido, no texto a seguir, elencamos algumas dicas para ajudá-lo(a) a economizar dinheiro e trilhar um caminho em direção à estabilidade em sua vida financeira. Então, boa leitura!

5 dicas para economizar mais dinheiro

É importante deixar claro que, quando falamos em gastar dinheiro, não estamos falando dos gastos básicos e necessários para a sobrevivência do dia a dia, como saúde, educação, alimentação e lazer. Falamos de gastos que realmente poderiam ser evitados, os chamados gastos “supérfluos”.

Dito isso, confira as dicas a seguir.

1. Primeiro de tudo: pague suas dívidas

A dica de ouro para começar a ter uma vida financeira mais estável e economizar mais dinheiro é pagar dívidas e pendências. Afinal, não faz sentido guardar dinheiro se você ainda está devendo, certo?

Evite, principalmente, atrasar sua fatura do cartão de crédito, uma vez que os juros costumam ser bastante agressivos.

2. Defina um orçamento que faça sentido

Se você quiser economizar dinheiro, precisa, antes de tudo, entender como você gasta o seu dinheiro. Para isso existe o chamado orçamento, que serve para que você saiba de onde vem e para onde vai o seu dinheiro. A partir disso, fica muito mais fácil identificar gastos não necessários e recorrentes.

Planilhas e aplicativos de organização de renda são ótimos e podem ajudar muito com isso. Seja como for, coloque essas informações todas juntas, para que você tenha um panorama sobre a sua situação financeira atual.

3. Corte gastos

Agora que você diagnosticou suas rendas e despesas, fica muito mais fácil perceber quais são os gastos recorrentes e não essenciais, e, então, fazer os cortes necessários.

Mas lembre-se: comece a economizar e fazer corte aos poucos. Em geral, cortes extremos acabam não dando certo, pois você sentirá frustração e poderá voltar a gastar tanto quanto ou ainda mais do que antes.

4. Gaste menos do que você ganha

Essa é uma máxima da educação financeira. Parece óbvio, mas muita gente acaba gastando mais do que realmente ganha. E o resultado disso é o endividamento e a inadimplência.

Para evitar chegar a este ponto, uma dica é fingir que você recebe menos do que realmente ganha. Assim, pode ser possível economizar de 10% a 20% dos seus rendimentos todos os meses para uma reserva de emergência.

5. Invista seu dinheiro em renda fixa

Assim que você conseguir cortar gastos desnecessários e ter maior controle da sua vida financeira, pegue o dinheiro que sobrou no mês e invista em produtos de renda fixa, como CDBs, poupança ou Tesouro Direto.

Assim, você não apenas passa a economizar e ver o seu dinheiro acumular, mas também poderá vê-lo render um pouco mais a cada mês!

Imagem: D-Krab / Shutterstock