Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Estes dois erros podem reduzir a aposentadoria

Caso você queira evitar que o valor da sua aposentadoria seja reduzido, confira abaixo os erros mais comuns que podem afetar a quantia.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Não é difícil encontrar uma pessoa que aguarde ansiosamente pelo momento da aposentadoria, que pode ser concedida por diversos motivos. No entanto, a chegada desse direito pode não sair conforme planejado.

Em casos específicos, o valor da aposentadoria pode ser reduzido, algo que nenhum aposentado deseja. Muitas vezes, a pessoa não consegue identificar, em um primeiro momento, o que levou a quantia a sofrer a redução.

Portanto, caso você queira evitar que o valor da sua aposentadoria seja reduzido, confira abaixo dois erros mais comuns que podem afetar a quantia liberada todo mês.

Estes dois erros podem reduzir a aposentadoria

Apresentar documentos incompletos

Sendo um dos primeiros passos quando é solicitada a apresentadora, a apresentação dos documentos necessários deve ser realizada com bastante atenção. 

O ideal é que os segurados tenham cuidado ao separar e preparar a documentação que será entregue, seja para pedir a aposentadoria ou outros benefícios como auxílio-doença, pensão por morte e auxílio-acidente. Veja abaixo os principais documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de Trabalho
  • Extrato CNIS;
  • PIS/Pasep;
  • Carnês de contribuição (para aqueles que contribuíram sem vínculo empregatício durante um período).

Informações incorretas no CNIS

O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) é um documento que reúne todos os vínculos empregatícios e previdenciários do cidadão. A apresentação de informações divergentes no CNIS e a falta de documentos no pedido são os principais motivos que travam a aposentadoria.

Pode ocorrer dos registros em carteiro não constarem no CNIS ou apresentarem inconsistências. Por isso, é importante que a pessoa consulte o documento para verificar se há a presença de erros. Confira o passo a passo abaixo:

  • Acesse o Meu INSS;
  • Faça o login com CPF e senha;
  • Vá para aba de opções “Para Você”;
  • Clique em “Extrato de Contribuição (Cnis) e verifique os dados na tela.

O cidadão pode solicitar os erros no CNIS ligando para o número 135. Após o pedido, será aberta uma tarefa no Meu INSS para envio dos documentos comprobatórios. Cabe destacar que é preciso ficar atento ao prazo estabelecido pelo INSS.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com