Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Que dia será liberado o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?

A Medida Provisória que possibilita o acesso de beneficiários do Auxílio Brasil ao empréstimo consignado ainda precisa da sanção presidencial

Djamilla Ribeiro MartinsPor Djamilla Ribeiro Martins2 min de leitura
INSS

Por mais que a Medida Provisória (MP) nº 1.106  que possibilita o acesso de beneficiários do Auxílio Brasil ao empréstimo consignado tenha sido aprovada tanto no Congresso, quanto no Senado no primeiro semestre, ainda precisa da sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL), o que deve acontecer ainda este mês.

Diante disso, o empréstimo consignado ainda não pode ser solicitado.

Empréstimo Consignado

O pagamento do empréstimo consignado é feito de forma automática, descontando diretamente da folha de pagamento. Portanto, o risco de inadimplência é baixo e, assim, as instituições financeiras oferecem melhores taxas de juros, mais baixas em comparação às outras modalidades de crédito.

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil poderá ser pago em até 48 meses. Já a margem consignável que é o valor máximo que pode ser comprometido do benefício será de 40% do para o pagamento do crédito.

Ademais, os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também poderão contratar o empréstimo consignado.

Quais as regras do empréstimo consignado?

Por mais que as regras ainda não tenham sido divulgadas, a previsão é de que o governo federal e o Ministério da Cidadania definam as condições do empréstimo consignado, como juros e parcelamento

O Ministério da Cidadania também será responsável por estabelecer as normas para a habilitação das instituições financeiras, as regras a serem observadas para o empréstimo aos titulares dos benefícios e às instituições consignatárias das informações e demais normas para a operacionalização da consignação.

Veto

Entidades de defesa do consumidor, solicitaram o veto do consignado do Auxílio Brasil por meio de uma manifestação técnica destinada ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Em síntese, o Instituto Defesa Coletiva, que é o autor do pedido de veto ao empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil afirmou por meio de nota que a MP é um desserviço aos consumidores brasileiros.

De acordo com o órgão, o crédito liberado para a população de baixa renda pode aumentar o superendividamento da população brasileira, acentuando mais ainda a crise socioeconômica do Brasil.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Djamilla Ribeiro Martins

Autor

Djamilla Ribeiro Martins

Djamila Martins é formada em Tecnologia em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais) pela FATEC de Santos, Licenciada em Letras pelo Instituto Federal de São Paulo e também graduada em Pedagogia pela Universidade de Marília. Com uma base sólida em educação e gestão, alia conhecimento técnico e sensibilidade didática para contribuir com conteúdos informativos, acessíveis e confiáveis no portal Seu Crédito Digital, com foco em cidadania, economia e serviços públicos.

Topicos relacionados