Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Estudo revela que 41,6% dos trabalhadores relataram abuso no ambiente corporativo em 2023

Descubra os dados do estudo sobre abuso no ambiente de trabalho em 2023. Explore o cenário corporativo e os setores mais denunciados.

Um recente estudo divulgado pela IAUDIT Tecnologias trouxe uma preocupante realidade: mais de 40% dos profissionais entrevistados afirmaram terem sofrido algum tipo de abuso no ambiente de trabalho em 2023.

O levantamento revela um quadro de assédio moral, abuso de poder e agressões físicas, que, apesar de terem reduzido quando comparado com as estatísticas de 2022, ainda representa um alto índice.

Abuso no ambiente de trabalho: Detalhes do estudo da IAUDIT Tecnologias

Dois funcionários com a cabeça abaixada e chefe apontando o dedo para um deles
Imagem: Blanscape / Shutterstock.com

O estudo realizado pela IAUDIT Tecnologias, denominado “Estudo 2023 – Canal de Denúncias”, mostrou que houve uma diminuição de quase 7% ao comparar com os números de 2022, quando 48,25% das pessoas afirmaram ter passado por experiências de má conduta no ambiente de trabalho.

No levantamento de 2023, outras categorias de conduta indesejável também se destacaram. As reclamações relacionadas ao departamento de Recursos Humanos (RH) ficaram em segundo lugar, com 34,65% dos casos. Assuntos relacionados à saúde e segurança do trabalho ficaram em terceiro lugar, representando 5,85% dos casos denunciados ao longo do ano.

“Os resultados oferecem percepções para as empresas aprimorarem os meios de comunicação de irregularidades e reforçarem as políticas de ética e conformidade, além de assegurar um ambiente de trabalho seguro e ético”, afirmou o CEO do Grupo IAUDIT, Rodolpho Takahashi, em entrevista à revista Exame.

Pesquisa aponta abusos por superiores hierárquicos

Os dados apontam que muitos abusos são cometidos por líderes, gestores e supervisores. Cerca de 46% dos denunciantes apontaram o funcionário que havia cometido a má conduta e, dessas denúncias, 37,61% eram sobre líderes e fiscais.

Outros indivíduos em posições hierárquicas superiores, como supervisores e coordenadores, representaram 32,90% do total de denúncias, enquanto administradores, gerentes e executivos somaram 16,84%.

O estudo também ressalta o tempo de apuração das denúncias, que diminuiu de 44 dias em 2022 para um prazo máximo de 29 dias em 2023. Além disso, 79,25% dos canais de denúncias analisados permitem que a denúncia seja feita de forma anônima.

Setores mais denunciados por abuso no ambiente de trabalho

De acordo com o levantamento, os setores que mais receberam denúncias de má conduta na esfera corporativa foram: comércio e serviços, TI e saúde. Já em relação ao assédio sexual, os setores mais denunciados foram: industrial e TI.

Veja também:

Quase 200 mil estudantes já foram beneficiados pelo Desenrola Fies

O estudo da IAUDIT Tecnologias baseou-se em mais de cinco mil denúncias feitas pelos clientes da empresa. O intuito do levantamento é contribuir para um ambiente de trabalho mais saudável, pautado na ética e no respeito entre os colaboradores.

Imagem: Blanscape / Shutterstock.com