Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quase 200 mil estudantes já foram beneficiados pelo Desenrola Fies

O Programa Desenrola Fies está ajudando milhares de estudantes a limparem o nome e liberarem crédito. Saiba mais sobre.

O Ministério da Educação anunciou que o programa de renegociação de débitos do Desenrola Fies, do Governo Federal, beneficiou mais de 196,7 mil estudantes brasileiros que possuíam dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O programa, lançado em novembro de 2023, visa facilitar a renegociação de dívidas, proporcionando aos cidadãos uma solução para suas situações financeiras enquanto contribuem para o retorno de fundos ao cofre público.

De acordo com o balanço oficial, até o momento, a iniciativa já restituiu R$ 382 milhões ao estado e renegociou um total de R$ 9 bilhões em dívidas.

Como funciona o programa de renegociação do Fies?

Fies: renegociação de dívidas já está disponível a estudantes
Imagem: William Perugini / Shutterstock.com

A criação do programa teve como principal objetivo auxiliar os estudantes em situação de inadimplência junto ao programa de financiamento do Ministério da Educação. No entanto, também oferece opções de renegociação para os adimplentes.

Para participar do programa, os interessados devem solicitar sua adesão de forma virtual até o dia 31 de maio do ano corrente, que, neste caso, é 2024. Os interessados devem realizar o pedido junto ao agente financeiro, ou seja, o banco, onde ocorreu o estabelecimento do contrato.

Quem pode aderir ao programa de renegociação?

Os estudantes que possuam dívidas vencidas e não quitadas até 30 de junho de 2023 podem aderir ao programa de renegociação do FIES. Existem várias opções de renegociação, que variam conforme a situação do devedor.

Os inadimplentes que possuam dívidas vencidas há mais de 90 dias em 30 de junho de 2023, por exemplo, podem liquidar suas dívidas com desconto de 100% sobre encargos e de 12% sobre o valor principal para pagamento à vista. Ou ainda, parcelar a dívida em até 150 parcelas mensais, com desconto de 100% dos juros e multas.

Os beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 ou aqueles com débitos inscritos no CadÚnico recebem descontos diferenciados do valor consolidado da dívida, de acordo com a data de vencimento do débito e o atraso na última parcela do contrato.

Benefícios para estudantes adimplentes

Os estudantes que se encontram adimplentes também possuem benefícios. Nesses casos, é oferecido desconto de 12% do valor consolidado da dívida, inclusive do valor principal, para pagamento à vista. Segundo o governo federal, a expectativa é que mais de 1,2 milhão de pessoas sejam beneficiadas com o programa de renegociação de dívidas.

Veja também:

Confira as profissões que não estão mais na lista de MEI em 2024

O Fies é um programa que financia parte das mensalidades dos estudantes em universidades privadas. O crédito deve ser quitado após a formatura e pode cobrir de 50% a 100% do curso, dependendo da renda familiar do contratante.

Imagem: William Perugini / Shutterstock.com