Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ex-ministro Marco Aurélio ataca Alexandre de Moraes; entenda

Aurélio se diz contrário às decisões recentes tomada pelo ex-colega, Alexandre de Moraes, envolvendo o ataque aos Três Poderes. Confira

Em entrevista à Rádio Bandeirantes nesta quarta-feira (11), o ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal), Marco Aurélio, disse que cometeu um erro por defender e elogiar o ex-colega do Supremo, Alexandre de Moraes, quando este se juntou à Corte.

O ex-ministro fez essa avaliação enquanto falava sobre recentes decisões de Moraes. Para ele, o ministro não tem tomado decisões para unir a população. “Ele realmente não vem contribuindo para a paz social. Não vou tecer considerações maiores, e olha que o conheço há muitos anos”, destacou Marco Aurélio.

Contrário às decisões

Durante a entrevista à Bandeirantes, o ex-ministro elencou motivos para seu argumento dissidente às decisões de Moraes. Segundo ele, o atual ministro foi muito além ao prender todas as pessoas que estiveram no ataque aos prédios dos Três Poderes.

Para Marco Aurélio, as prisões deveriam ser lavradas somente para aqueles que de fato cometeram vandalismo, não para todos e todas que estiveram no acampamento em frente ao QG do exército, em Brasília.

Aurélio também considerou uma ação extremista de Moraes ao ter afastado o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. O ex-ministro comentou o que, se caso ainda fosse da Corte, não concordaria com o voto.

“Se eu estivesse na bancada, não endossaria esse ato de força.”Não viveremos dias melhores no Brasil com atos de força, que não tivemos sequer na época do regime de exceção. Vamos marchar com temperança” comentou Aurélio.

Marco Aurélio foi entusiasta pela nomeação de Alexandre de Moraes para o Supremo, em 2017

Ainda no governo Michel Temer, Moraes foi convocado para substituir Teori Zavascki, após este ter morrido em um trágico acidente aéreo. Seis anos depois, Aurélio faz duras críticas ao ministro e argumenta que “errou redondamente” ao apoiá-lo.

Alexandre de Moraes ainda não respondeu às críticas. O ministro está atualmente concentrado em apurar os ataques aos prédios dos Três Poderes. A decisão mais recente foi ordenar a prisão do ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e ex-ministro de Jair Bolsonaro, Anderson Torres, que está na Flórida, Estados Unidos.

Imagem: Rogerio Cavalheiro / Shutterstock