Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ex-primeira-dama e deputada federal morre após cirurgia no pulmão

A ex-primeira-dama morreu nesta terça-feira (21), devido a complicações em decorrência de uma cirurgia de pulmão. Veja mais!

Nesta terça-feira (21), morreu Íris de Araújo Resende, aos 79 anos, devido a complicações em decorrência de uma cirurgia de pulmão. A informação foi dada pela família de Íris, que foi deputada federal e ex-primeira-dama de Goiás.

A ex-parlamentar, que estava internada no Hospital Israelita Albert Einstein, na cidade de São Paulo, foi casada por mais de 50 anos com o ex-governador de Goiás, Íris Resende, que faleceu em 2021. Dona Íris, como era conhecida, deixa três filhos.

Vida pública

Natural de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, Íris de Araújo disputou a vice-presidência da República em 1994 pelo MDB na chapa de Orestes Quércia. Foi também suplente do senador Maguito Vilela em duas ocasiões, em 2003 e 2006.

Além disso, foi primeira-dama de Goiás e de Goiânia, onde seu marido foi prefeito por três vezes. Ademais, muito ativa em seu partido, foi presidente regional da sigla em Goiás, de 1995 a 1998. Íris também foi presidente interina do MDB entre 2009 e 2010, quando ficou no lugar de Michel Temer.

Luto oficial

Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás, decretou luto oficial de três dias no Estado.

“Ex-deputada federal e ex-primeira-dama de Goiás, Dona Iris construiu uma trajetória marcada, principalmente, pela defesa de políticas sociais para a população mais vulnerável”, lamentou em sua rede social.

“Fomos colegas na Câmara Federal e testemunho que ela exerceu seus mandatos com coragem e altivez. Dona Iris foi sempre uma voz em defesa do povo goiano”, concluiu.

O deputado federal, Baleia Rossi, atual presidente do MDB, também lamentou a morte de Iris no perfil oficial da sigla, na qual a ex-parlamentar construiu sua vida política.

“Dona Íris sempre teve forte atuação nas áreas social e cultural, e na defesa da democracia. Nossos sentimentos aos familiares, amigos e ao povo de Goiás”, afirmou.

Imagem: jittawit21/Shutterstock