Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Excelente notícia para beneficiários do BPC: podem receber em DOBRO! Confira agora

Leia e descubra se você pode receber o duplo pagamento, disponibilizado exclusivamente para beneficiários do BPC!

A duplicação do Benefício de Prestação Continuada para algumas pessoas é apenas uma das mudanças aprovadas recentemente pelo INSS. No caso de beneficiários do BPC sob essas condições que lidam com a ausência dos pais, o valor recebido será em dobro. Porém, há outras mudanças em discussão. 

Além dessa notícia, houve a aprovação de outra medida para os pensionistas e aposentados, que afeta os empréstimos e o crédito consignado. Um novo projeto de lei referente a esse público também está em andamento na Câmara dos Deputados. Confira detalhes!

Pagamento em dobro para beneficiários do BPC

Miniatura de pessoa em cadeira de rodas ao lado de pilhas de moedas e pote de moedas
Imagem: Monthira/shutterstock.com

O BPC é um direito oferecido pela Lei Orgânica da Assistência Social, que garante um salário mínimo para o seu beneficiário. Sendo assim, para ter acesso a esse pagamento, é necessário ter pelo menos 65 anos ou ser Pessoa com Deficiência (PcD). Vale ressaltar que não se trata de uma aposentadoria, e sim de um benefício extra, também controlado pelo INSS. 

Veja também:

Concurso público tem mais de mil vagas para todos os níveis; veja como se candidatar

Para o segundo caso, o INSS reconheceu que a ausência de pais no cotidiano do PcD oferece mais desafios. Por isso, esses beneficiários do BPC podem ter acesso a dois salários mínimos ─ o dobro do pagamento comum. A decisão contempla casos de falecimento, ausência ou destituição de poder. 

Outras mudanças para beneficiários do INSS

Em caso do cidadão que não recorre ao BPC, e sim diretamente à aposentadoria, o INSS também realizou mudanças recentes. Uma delas é a redução da taxa de juros de empréstimo consignado, que caiu de 1,97% para 1,91%. A taxa referente ao cartão de crédito também alterou-se, de 2,89% para 2,83%. 

Por fim, ainda está em votação um projeto de lei que oferece maior liberdade no uso dos 5% do crédito consignado. Com a aprovação, o beneficiário pode escolher se deseja realizar a reserva da porcentagem para o pagamento de empréstimos e crédito consignado.

Imagem: Reprodução / BPC