Cerca de 2,5 mil homens de cinco unidades do Comando Militar do Planalto (CMP) foram colocados à disposição do governo federal. Dessa forma, as tropas podem ser empregadas a qualquer momento, contanto que haja ordem do governo federal.
Exército em prontidão: 2,5 mil já estão preparados para ir para as ruas
Cerca de 2,5 mil homens de cinco unidades do Comando Militar do Planalto (CMP) foram colocados à disposição do governo federal. Veja mais
Assim, as principais unidades que estão preparadas são o Batalhão de Guardas Presidencial, o Batalhão de Polícia do Exército e o Regimento de Cavalaria de Guardas.
Em prontidão
Portanto, os homens do Batalhão de Guardas Presidencial (BGP), que é responsável pela guarda do Palácio do Planalto e vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República participaram da contenção aos terroristas no último domingo (8).
De acordo com o Exército, o efetivo em prontidão foi aumentado. Assim, na sede do comando, oficiais acompanharam a reação das forças de segurança, polícias estaduais e federais e a Força Nacional.
No entanto, os militares do Exército ainda aguardam mais detalhes do decreto de intervenção na Segurança Pública do DF para saber como seus homens irão atuar na segurança de Brasília nos próximos dias.
Garantia da Lei e da Ordem
À vista disso, no momento, o Exército considera que não haverá envolvimento das Forças Armadas na intervenção federal decretada no domingo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Pois, para que os militares agissem seria preciso que fosse decretada a operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), o que foi descartado pelo presidente.
Assim, embora Lula tenha sido aconselhado a decretar uma medida de exceção com mais restrições, isto é, o Estado de Defesa, o chefe do Executivo assumiu somente a área de segurança do Distrito Federal. Contudo, os Oficiais do Exército afirmam que estão disponíveis para uma eventual necessidade de suporte à segurança do Distrito Federal.
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
De acordo com os oficiais, o acampamento no Quartel-General vinha perdendo força e diminuindo nos últimos dias. No entanto, com a chegada de caravanas de bolsonaristas que chegaram ao DF nos últimos dias, houve um aumento no número de acampados.
Com informações do jornal Estadão.
Imagem: Joa Souza / shutterstock.com
