Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Existe diferença entre renda fixa e renda variável?

A grande diferença entre as categorias é vista na previsibilidade de cada uma. Entenda.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Para quem realiza investimentos, provavelmente já viu que existe a renda fixa e a renda variável. Diante disso, compreender a diferença entre eles torna mais fácil o projeto de escolher em quais ativos você vai realizar as suas aplicações. Além disso, o processo ajuda a identificar qual se aproxima mais do seu perfil de investidor. Sendo assim, veja abaixo, qual a diferença entre a renda fixa e a renda variável.

Existe diferença entre renda fixa e renda variável?

Em suma, a grande diferença entre as duas categorias é vista na previsibilidade de cada uma. A renda fixa é uma categoria de investimentos mais previsível. Por outro lado, os resultados de um investimento em renda variável podem ser afetados por vários fatores.

Com isso, a renda fixa é vista como um sinônimo de mais segurança, enquanto a renda variável se associa à imagem de “possíveis altos ganhos, mas com mais riscos”. Vale ressaltar que essas são as características gerais. Entretanto, cada produto opera de formas específicas.

Em geral, a renda fixa apresenta uma maior previsibilidade, mas isso não significa que o lucro é sempre garantido. Ou seja, a pessoa pode sim, sair no prejuízo. Da mesma forma, a chance de maior rentabilidade na renda variável não significa que todos vão ter sucesso ao investir nessa modalidade.

O que é renda fixa?

A renda fixa se trata de uma categoria de investimentos, que oferta previsibilidade. Isso porque, nesse caso, os produtos contam com regras de rendimento definidas antes da aplicação. Na hora de realizar o aporte, o investidor tem conhecimento do prazo, taxa de rendimento, ou índice que vai ser usado para valorizar o dinheiro investido.

É a partir dessas características, inclusive, que se faz uma segunda categorização dentro da renda fixa: prefixadas e pós-fixadas. Os papéis prefixados contam com rendimento já conhecido, enquanto os pós-fixados se referem aos títulos cuja rentabilidade só será possível conhecer no seu vencimento.

Exemplos de produtos de renda fixa são: CDB, Debêntures, LCI e LCA, e os títulos públicos.

O que é renda variável?

A renda variável não é previsível. Ou seja, não é possível saber o valor dos rendimentos previamente. Adicionamente, além de não ter um indexador pré-definido, a rentabilidade na renda variável tem relação com diversos fatores, como:

  • Situação econômica;
  • Resultado das empresas;
  • Valor do câmbio;
  • Preços dos imóveis.

Por fim, entre os produtos de renda variável, estão as ações, fundos imobiliários, ETF, câmbio, fundos de investimentos, e criptomoedas.