Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Existe limite para as transferências feitas por Pix?

O Pix é uma ferramenta de pagamentos instantâneos desenvolvida pelo Banco Central e, atualmente, é mais usada que outros recursos.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Pix é uma ferramenta de pagamentos instantâneos desenvolvida pelo Banco Central (BC) em 2020 e, atualmente, é mais usada que outros recursos como cartões de crédito, débito, DOCs e TEDs. 

Neste sentido, a popularidade do Pix está atrelada a sua praticidade e gratuidade, pois o sistema permite transferir dinheiro em tempo real, 24 horas por dia e 7 dias por semana, dentre outras vantagens oferecidas aos cidadãos. 

Contudo, uma dúvida que surge a respeito da ferramenta é sobre a quantidade de operações permitidas durante o dia ou mês. Saiba mais. 

Limites do Pix

Até então, o BC não estabeleceu nenhum limite de transferências diárias ou valores no Pix. Logo, podemos concluir que é permitido fazer quantos pagamentos por Pix forem necessários ou desejar. 

Quanto ao limite de valores, o BC também não determinou um teto. Porém, as instituições financeiras têm a liberdade de colocar um limite nas quantias que podem ser movimentadas no Pix, que costuma ser igual ou parecido ao valor que pode ser enviado via DOC e TED.

No entanto, a fim de garantir a segurança de todos os clientes e para evitar fraudes, desde o dia 4 de outubro de 2021, o Banco Central instituiu que, entre 20h e 6h, o limite do Pix estava estabelecido em R$ 1000 para as contas de pessoas físicas e pessoas jurídicas com CNPJ de Microempreendedor Individual (MEI).

Taxas para Pessoas Jurídicas 

Apesar de não haver um limite de transações no Pix, existe uma taxa para Pessoas Jurídicas (PJ) a partir da 31ª transferência. Sendo assim, a PJ pode realizar até 30 transações dentro de um mês, sem ter que pagar um custo adicional. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Marciobnws/shutterstock.com